O monstro Alioth de ‘Loki’ foi inspirado em aclamada animação japonesa

Alioth-Loki O monstro Alioth de 'Loki' foi inspirado em aclamada animação japonesa

Para boa parte dos fãs da Marvel, Loki foi, junto com WandaVision, a série do MCU de maior sucesso até agora no Disney+. Para criar um dos (literalmente) maiores vilões da trama, o departamento de artes visuais teve uma ajudinha de uma amada franquia japonesa.

Alioth, o monstro que devora todas as coisas no Vazio, dimensão para onde vão todos aqueles podados pela AVT, foi inspirado em um dos filmes mais famosos do Studio Ghibli, Princesa Mononoke (1997).

No novo livro Marvel’s Loki: The Art of the Series, o artista de desenvolvimento visual Alexander Mandradjiev falou sobre o processo por trás do design da nuvem roxa e demoníaca que destrói tudo por onde passa.

“Eles queriam que fosse fumaça, mas a fumaça não é apenas fumaça, precisava parecer que havia algo dentro dela que está vivo. Então isso desencadeou algumas ideias. Depois dos primeiros designs que fiz, o chefe de desenvolvimento visual da Marvel Studios, Ryan Meinerding, veio até mim e disse: ‘Eles querem ver mais uma forma de criatura, mas Alex, não faça uma criatura. Ainda precisa parecer aleatório e natural, mas está constantemente torcendo e meio que mudando de forma.'”

O javali Nago de Princesa Mononoke

Javali-Nago-Princesa-Mononoke O monstro Alioth de 'Loki' foi inspirado em aclamada animação japonesa

Foi a partir desse direcionamento que Alexander pensou no filme Princesa Mononoke do estúdio japonês, cheio de espíritos e poderes demoníacos.

“Pensei imediatamente em Princesa Mononoke — o primeiro demônio javali e o efeito verme com muitas pernas. Eu estava me perguntando como eu poderia fazer isso com nuvens, e eu fiz isso. Usei esse sentimento e essa imagem de Mononoke para capturar um deus agachado.”

“Eu queria que esse cara parecesse que estivesse no chão, apoiado com os nós dos dedos, mas se ele se levantasse, seria apenas uma coisa enorme e estranha que provavelmente também se dissolveria em uma forma de nuvem muito mais massiva. Também havia relâmpagos que surgiam. E algo que poderia parecer um rosto, insinuando a existência apenas de olhos.”

Em Princesa Mononoke, o ataque do javali demoníaco é um dos momentos mais assustadores do filme. Quando uma bala fica alojada dentro dele, o lodo preto começa a escorrer, transformando-o em um ser raivoso, com várias pernas e olhos vermelhos.

Embora Alioth seja mais parecido com uma fumaça e muito maior, os dois personagens certamente compartilham semelhanças.

Alioth pode voltar ao MCU?

Alioth-Loki-1024x576 O monstro Alioth de 'Loki' foi inspirado em aclamada animação japonesa

Ainda não é possível afirmar se algum dia veremos Alioth novamente no MCU, depois que Loki e Sylvie conseguiram passar por ele para chegar à Cidadela no Fim dos Tempos e se encontrar com Aquele que Permanece.

Na última vez em que vimos Sylvie, ela ainda estava lá. No entanto, as fotos do set da segunda temporada de Loki nos mostram que ela não só encontrou a saída, como foi trabalhar em um restaurante do McDonald’s, mas será que ela precisou passar pela fera mais uma vez?

A segunda temporada de Loki está prevista para meados de 2023.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário