Um produtor disse que uma ideia de Tim Burton levou à criação da MCU. Desde que começou, o Universo Cinematográfico da Marvel mudou Hollywood como um todo, tornando-se a maior franquia da história do cinema, tendo arrecadado US$ 29,6 bilhões nas bilheterias nos últimos 15 anos. Esse sucesso foi conseguido com o trabalho de muitas pessoas, mas um executivo da indústria acredita que parte do crédito é alguém que sequer esteve em algum projeto do estúdio.
Michael Uslan é um atual produtor executivo da Warner Bros. que entrou para a empresa depois de começar como produtor e escritor da DC Comics. Durante uma entrevista ao programa Traversing the Stars, ele revelou que, enquanto fazia Batman (1989), Tim Burton teve uma grande ideia que acabou se transformando na criação do MCU.
“Foi Tim Burton quem teve o que eu sempre chamo de ‘a grande ideia’”, disse Uslan. “Essa é a mudança de jogo. Essa é a grande ideia que não apenas fez de Batman um sucesso, mas também abriu as portas para o Universo Cinematográfico da Marvel”.
“Ele me disse: ‘Michael, se vamos fazer o primeiro filme sombrio e sério de super-heróis de quadrinhos, esse filme não pode ser sobre o Batman’”, ele continuou. “Esse foi o momento mais apoplético de toda a minha existência. E então ele explicou. Ele disse: ‘Este filme deve ser sobre Bruce Wayne’”.
Foi essa mudança de foco, não apenas no herói, mas no ser humano que dá vida a ele, que tornou o MCU tão bem-sucedido, com filmes como Homem de Ferro, por exemplo, sendo histórias de Tony Stark acima de tudo.
“E ele estava absolutamente certo”, completou o produtor. “Veja os filmes da Marvel. Stan [Lee] admitiu isso para mim e tenho certeza de que Kevin Feige concordaria: os filmes do Homem de Ferro, eu os adoro, deveriam se chamar Tony Stark. O filme do Homem-Aranha deveria se chamar Peter Parker. Portanto, é uma ideia que funcionou e trouxe os quadrinhos para um mundo global contemporâneo”.
Todos os filmes do MCU podem ser encontrados no catálogo do Disney+, exceto O Incrível Hulk (da Universal) e a franquia do Homem-Aranha com Tom Holland (da Sony).