O filme ‘Morte no Nilo’ foi realmente gravado no Rio Nilo?

Morte-no-Nilo O filme 'Morte no Nilo' foi realmente gravado no Rio Nilo?

A partir de 2017, com o lançamento de Assassinato no Expresso do Oriente, o ator e diretor Kenneth Branagh esteve à frente de três filmes de mistério baseados no trabalho da lendária Agatha Christie, interpretando o excêntrico detetive Hercule Poirot. Essas adaptações incluem o próximo filme A Noite das Bruxas, baseado no romance de mesmo nome, e Morte no Nilo, lançado em 2022.

Como o nome sugere, Morte no Nilo se passa em um luxuoso cruzeiro pelo Rio Nilo, que se torna um desastre quando uma herdeira chamada Linnet Ridgeway-Doyle (Gal Gadot) é assassinada a sangue frio. Assim como em Assassinato no Expresso do Oriente, o assassinato inexplicável se torna um mistério que apenas Poirot pode resolver, e cada membro do extenso elenco é um suspeito. Embora a maior parte da trama se passe no Nilo, os fãs de mistério ficarão um pouco desapontados ao saber que essa versão não foi filmada no rio que dá nome ao título.

De acordo com o Times Travel, grande parte de Morte no Nilo foi filmada nos Longcross Studios, em Surrey, Inglaterra, onde foram construídas réplicas em tamanho real de famosos edifícios e pontos turísticos do Egito. O luxuoso navio SS Karnak também foi construído e filmado lá, e cenas de vida selvagem ao longo do Nilo foram filmadas no Cotswold Water Park, no Reino Unido.

A versão de 1978 foi filmada no local

Morte-no-Nilo-cruzeiro O filme 'Morte no Nilo' foi realmente gravado no Rio Nilo?

Embora algumas das cenas de fundo do filme tenham sido realmente filmadas no Egito e no Marrocos, fica claro que a maior parte de Morte no Nilo foi filmada na Inglaterra, em vez de locações reais. Esse estilo de produção contrasta fortemente com a adaptação de 1978, Morte Sobre o Nilo, estrelada por Peter Ustinov como Hercule Poirot e dirigida por John Guillermin.

O longa de 1978 filmou a maioria de suas cenas em locações no Egito e, talvez ainda mais impressionante, em um barco navegando pelo Rio Nilo de verdade.

Foi uma oportunidade extraordinariamente rara de filmar em um ambiente único e muito especial“, lembrou Angela Lansbury em uma entrevista com o StudioCanalUK. “Acordávamos às quatro ou talvez três da manhã, por causa do calor naquele momento no Egito… então lidávamos com isso e também com um antigo barco a vapor em que estávamos trabalhando.”

Lansbury disse que o barco em que filmaram às vezes navegava com a força de uma antiga máquina a vapor, mas na maioria do tempo era puxado pela água por barcos menores e mais silenciosos, pois seu motor principal era muito barulhento para as filmagens.

Embora seja um pouco frustrante descobrir que Morte no Nilo foi filmado principalmente em um estúdio na Inglaterra, os fãs do romance de Agatha Christie podem se consolar com o fato de que a adaptação cinematográfica de 1978 foi realmente gravada no mundialmente famoso Rio Nilo.

Morte no Nilo (2022) está disponível no Star+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário