O detalhe matemático incrível que poucos perceberam em ‘Soul’


Soul-Disney-Plus O detalhe matemático incrível que poucos perceberam em 'Soul'

Embora a Pixar sempre crie histórias incríveis e inimagináveis, os cineastas e animadores também têm um trabalho impressionante para que elas se conectem com fatos. Procurando Nemo, por exemplo, apresentou o mundo que há sob a superfície do mar, mostrando diferentes espécies de animais e flora aquática. Outro filme que trouxe conhecimento para o público foi Divertida Mente que, ainda que tenha um foco muito mais emotivo do que informacional, ele trouxe uma forma muito simples de explicar como as memórias são armazenadas e como podem impactar a vida de alguém.

Em Soul, isso não foi diferente. A animação, que trata sobre a vida, morte e propósitos, realizou cálculos complexos para obter o número mais aproximado da população histórica da Terra. Na cena em que é feita a chamada para que uma alma fosse mandada para o mundo dos humanos, a conta de quantas pessoas já viveram no mundo chega a 108.210.121.415. 

Numero-das-Almas-em-Soul O detalhe matemático incrível que poucos perceberam em 'Soul'

O número poderia facilmente ter saído das mentes dos criadores de Divertida Mente. Contudo, o detalhe, que não havia sido percebido pelos fãs de forma abrangente e nem destacado pelo diretor anteriormente, é baseado no cálculo da Population Reference Bureau, organização de estatística americana, que estimou uma contagem de cerca de 116 bilhões de pessoas desde o início da existência humana até 2020 – ano de lançamento de Soul.

Curiosamente, nos anos 50, a estimativa da população para a época em que o filme se passa era de aproximadamente 107 bilhões de pessoas. Isso significa que o longa da Pixar é ainda mais próximo do que se esperaria há 70 anos.

A trama gira em torno de Joe Gardner, um saxofonista que, logo antes de realizar seu sonho de tocar com a banda de Dorothea Williams, sofre um acidente e vai para o mundo das almas. Enquanto ele tenta voltar para a Terra e aproveitar o momento pelo qual sempre esperou, ele aprende o que acontece com uma pessoa antes e depois de nascer e reflete sobre o que é realmente importante.

Soul está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 09/04/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.