Michelle Yeoh é eleita para o Comitê Olímpico Internacional

Michelle-Yeoh-em-A-Jornada-de-Jin-Wang Michelle Yeoh é eleita para o Comitê Olímpico Internacional

Realizadas a cada quatro anos, as Olimpíadas são o ápice do atletismo, com uma história que remonta a 776 a.C. em Olímpia, Grécia. No contexto moderno, sob a supervisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), não houve muitas mudanças desde então. Recentemente, o COI apresentou uma nova lista de membros, que inclui a atriz malaia vencedora do Oscar Michelle Yeoh.

A notícia chega logo após o anúncio de sua nomeação para eleição em setembro, pendente de uma votação final dos membros existentes do comitê, realizada em Mumbai, Índia. Sua nomeação foi concedida por meio de uma votação de 67 a 9, com uma abstenção.

Michelle Yeoh torna-se a primeira malaia no COI

Michelle-Yeoh-COI Michelle Yeoh é eleita para o Comitê Olímpico Internacional

Atualmente, Yeoh tem a distinção de ser a segunda pessoa malaia a ser introduzida no Comitê Olímpico Internacional, além de ser a primeira mulher malaia a ostentar o título.

Anteriormente, Tunku Imran foi o último membro malaio a ocupar uma posição no COI entre os anos de 2006 a 2018. Ao atingir o limite de idade de 70 anos, ele renunciou ao cargo. Tunku Imran também atuou como ex-presidente do Conselho Olímpico da Malásia.

Outros sete nomes foram eleitos ao lado de Michelle, como a primeira medalhista olímpica de ouro de Israel, Yael Arad, o administrador esportivo húngaro e empresário Balazs Furjes, além da política peruana e ex-medalhista olímpica Cecilia Roxana Tait Villacorta.

Eles se juntam ao empresário esportivo alemão Michael Mronz, à chefe da Federação Internacional de Tênis de Mesa, Petra Sorling da Suécia, ao presidente da União Internacional de Patinação, Jae Youl Kim da Coreia, e finalmente a Mahrez Boussayene da Tunísia.

Cada candidato foi selecionado por seu amor ao esporte e convicção nos valores do COI, com o presidente do comitê, Thomas Bach, dizendo que eles agregarão ainda mais valor à organização com seus variados níveis de especialização em campos relevantes.

Michelle Yeoh foi acompanhada por seu marido, Jean Todt, durante a cerimônia de posse ao receber sua medalha de membro do COI. Antes disso, a Princesa Anne da Inglaterra, que atua como presidente do comitê de eleição de membros do COI, destacou as próprias conquistas de Yeoh no atletismo, creditando-a como ‘campeã júnior malaia de squash’.

Atualizado em 18/10/2023

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.