Michael Mann não acompanha os filmes da Marvel, mas há uma exceção

Michael-Mann-Ferrari Michael Mann não acompanha os filmes da Marvel, mas há uma exceção

Michael Mann, reconhecido por sua carreira excepcional no cinema que inclui obras-primas como O Último dos Moicanos (1992), Fogo Contra Fogo (1995) e Colateral (2004), é um dos diretores mais renomados de Hollywood. Seu último filme, Ferrari, está sendo considerado pela crítica como uma biografia complexa e fascinante sobre o fundador da famosa fabricante de carros esportivos.

Em um cenário onde diretores tradicionais frequentemente expressam desdém pelas tendências modernas do cinema, especialmente pelo fluxo constante de filmes de super-heróis, poderia-se esperar que Mann compartilhasse dessa visão. No entanto, durante sua recente participação no podcast The Discourse, a resposta de Mann sobre o Universo Cinematográfico da Marvel e a possibilidade de dirigir um de seus filmes foi surpreendentemente diferente do esperado.

Michael Mann é fã de Guardiões da Galáxia

Guardioes-da-Galaxia-James-Gunn-1024x640 Michael Mann não acompanha os filmes da Marvel, mas há uma exceção

Mann esclareceu que só se envolve em projetos que realmente o apaixonam, e que o gênero de super-heróis está distante do seu habitual, ele revelou uma exceção notável: sua admiração pelos filmes Guardiões da Galáxia, especialmente os dois primeiros da trilogia. Mann aprecia a estrutura narrativa desses filmes, destacando-a como excepcionalmente bem executada.

Embora Guardiões da Galáxia tenha impressionado o lendário cineasta, e ele tenha manifestado interesse em fazer um filme de ficção científica no futuro, Mann enfatizou que, mesmo que concretize esse desejo, definitivamente não estará relacionado ao mundo dos super-heróis.

Os fãs valorizam a declaração equilibrada de Mann, que evita culpar os filmes de super-heróis por “destruir o cinema”, uma crítica comum em anos recentes. Ele simplesmente não considera o gênero como algo de seu interesse.

Os fãs concordam que Guardiões da Galáxia possui uma atmosfera única, mais próxima de uma ópera espacial ao estilo Star Wars do que dos típicos filmes de super-heróis. Isso pode explicar o porquê de terem conquistado o cineasta, enquanto a maioria dos outros não.

O Futuro dos Guardiões da Galáxia

O terceiro filme marcou o fim da equipe de heróis espaciais da maneira como os conhecemos, com a maioria dos membros seguindo caminhos separados. Com James Gunn ocupado como chefe do Universo DC, teremos que esperar para ver se um retorno dos Guardiões da Galáxia ao cinema terá o mesmo nível de sucesso que os primeiros filmes.

Enquanto a visão de Mann sobre o MCU é predominantemente indiferente, sua apreciação por Guardiões da Galáxia destaca a capacidade da franquia de transcender as expectativas e alcançar uma audiência mais ampla, incluindo cineastas renomados como ele.

Todos os filmes e o especial de Festas de Guardiões da Galáxia estão no Disney+.

Atualizado em 26/12/2023

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário