Enquanto algumas pessoas demoram anos para encontrar sua vocação, outras já sabem desde cedo qual caminho seguir. Esse foi o caso de Matt Damon, que ainda na adolescência demonstrava interesse pela atuação.
Durante a faculdade, ele conseguiu seu primeiro papel no cinema, fazendo uma pequena participação na comédia romântica Três Mulheres, Três Amores, lançada em 1988 e estrelada por Julia Roberts.
Nos anos 1990, ele continuou atuando, mas também dedicava parte do tempo escrevendo um roteiro ao lado de seu amigo Ben Affleck.
O projeto se tornou Gênio Indomável, lançado em 1997 e estrelado pelos dois atores ao lado de Robin Williams. O filme rendeu a Damon e Affleck o Oscar de Melhor Roteiro Original, impulsionando suas carreiras.
Com o tempo, Matt Damon passou a ser mais reconhecido por suas atuações do que pelo trabalho como roteirista, participando de grandes produções como O Talentoso Ripley, Onze Homens e um Segredo, a franquia Jason Bourne, Os Infiltrados e Oppenheimer.
O papel que Damon achava que deveria ser de Johnny Depp
Mesmo consolidado como um dos grandes nomes de Hollywood, Damon já questionou algumas de suas escalações. Em entrevista ao Phase 9 (via FarOut Magazine), ele revelou que acreditava que um de seus papéis deveria ter sido dado a Johnny Depp.
A relação de Depp com o diretor Terry Gilliam já era conhecida, especialmente depois da adaptação de Medo e Delírio, estrelada por ele e Benicio Del Toro em 1998.
Então, quando Matt Damon foi escalado para Os Irmãos Grimm, filme que marcou o retorno de Gilliam à direção após Medo e Delírio, ele estranhou a ausência de Depp no projeto.
“Eu fui chamado por último. Terry já estava envolvido. Eu estava trabalhando em Ligado em Você quando recebi a ligação. Não conseguia acreditar que o roteiro ainda estava disponível. A primeira coisa que perguntei a Terry foi por que Johnny Depp não estava no filme”, contou Damon.
Ele também revelou que o próprio Gilliam queria Depp no elenco, mas o estúdio não aprovou. “Terry estava ali sentado, e perguntei a ele. Ele disse que não deixaram ele fazer o filme com Johnny. Três meses depois, Piratas do Caribe estreou, e tenho certeza de que eles se arrependeram porque poderiam ter tido Johnny Depp no elenco”, afirmou.
Os Irmãos Grimm
Lançado em 2005, Os Irmãos Grimm trouxe Damon e Heath Ledger nos papéis principais, interpretando versões fictícias dos irmãos que coletaram e popularizaram vários contos de fadas, muitos dos quais foram adaptados pela Disney, como Cinderela e Branca de Neve e os Sete Anões e Cinderela.
Apesar de não ter recebido o mesmo reconhecimento de outras produções de Gilliam, o filme arrecadou mais de 100 milhões de dólares em bilheteria.
No Brasil, Os Irmãos Grimm não está disponível em nenhum serviço de streaming. O filme pode ser encontrado apenas para compra e aluguel digital na Amazon e Apple TV.