Após o sucesso do lançamento do plano com anúncios do Disney+ em dezembro do ano passado nos Estados Unidos, a empresa está se preparando para dar mais um passo. Na próxima semana, o Disney+ lançará o novo plano econômico no Canadá e em diversos países da Europa, incluindo Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Noruega, Suécia e Dinamarca. Além disso, espera-se a expansão deste plano para mais regiões em 2024.
Em 1º de novembro, o Disney+ ampliará suas opções oferecendo o novo plano Standard (Padrão), bem como a versão Standard with Ads (Padrão com Anúncios) nesses países europeus e no Canadá. Assinantes já existentes nesses locais permanecerão no Plano Premium sem anúncios quando o preço de sua assinatura aumentar em dezembro, a menos que optem por mudar para um dos novos planos mais acessíveis.
Standard with Ads | Standard | Premium | |
Anúncios | Sim | Não | Não |
Qualidade de vídeo | Full HD 1080p | Full HD 1080p | 4K UHD & HDR |
Telas simultâneas | 2 | 2 | 4 |
Downloads | Não | Sim | Sim |
Áudio | 5.1 | 5.1 | Dolby Atmos |
Expansão e engajamento na estratégia da Disney
Com o foco na expansão do plano lucrativo com suporte a anúncios, Rita Ferro, da Disney, viu seu papel crescer e foi promovida a presidente de publicidade global para a empresa. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Rita comentou sobre a futura expansão europeia, destacando que a introdução deste modelo é um processo complexo, dada a variedade de leis e diferenças culturais entre os países.
Ainda que o lançamento deste plano nos Estados Unidos não tenha causado um aumento imediato e expressivo de novos assinantes, ao longo do ano, esse número tem crescido significativamente. Rita Ferro revelou que agora mais de 50% dos novos assinantes estão optando pelo plano com suporte a anúncios, um aumento de 10% em comparação ao início do ano. Além disso, o engajamento na versão com anúncios do Disney+ aumentou em 35% desde março.
Em sintonia com o lançamento do novo plano no Canadá e em parte da Europa, o Disney+ também está implementando novos recursos em sua plataforma. Uma das funcionalidades para os anunciantes é o inventário programático passível de lances, que permite que os anúncios sejam direcionados por demografia, como faixa etária e gênero, e também por localização geográfica específica. Esta novidade será particularmente vantajosa para o Disney+ na Europa, permitindo anúncios locais mais segmentados para cada país.
Adicionalmente, foram introduzidos dois novos formatos de anúncios no Disney+: anúncios de 15 e 90 segundos, oferecendo mais opções para os anunciantes. Rita Ferro também enfatizou a importância de manter uma abordagem estratégica, focando em testar, aprender e ouvir seus consumidores e clientes para aprimorar constantemente a experiência do usuário enquanto introduz novas funcionalidades e formatos.
Os novos planos do Disney+ ainda não têm data para chegar ao Brasil.