Lucasfilm é processada por causa dessa mochila em Indiana Jones 5

Indiana-Jones-e-a-Reliquia-do-Destino Lucasfilm é processada por causa dessa mochila em Indiana Jones 5

A Lucasfilm está enfrentando uma batalha judicial por causa de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, depois que um fabricante americano de bolsas e mochilas alegou que o estúdio usou seus produtos sem permissão para promover um concorrente. O filme estreou no fim do mês passado nos cinemas e sua bilheteria tem sido menor do que o esperado para a última aventura do arqueólogo titular vivido por Harrison Ford. No entanto, parece que este não é o único problema que o lançamento está enfrentando.

De acordo com um artigo do The Hollywood Reporter, em uma ação apresentada na quarta-feira (19) no tribunal federal da Califórnia, a marca de bolsas e bagagens Frost River acusou a Lucasfilm de usar seus produtos no filme dirigido por James Mangold sem permissão.

Indiana Jones, um arqueólogo excêntrico, é conhecido por roubar artefatos de valor inestimável enquanto se desvia de pedras gigantes e rolantes”, começa a queixa legal da empresa, que foi apresentada no relatório. “Não muito diferente de seu personagem, a Lucasfilm não teve escrúpulos em se apropriar indevidamente do bem-sucedido ‘Geologist Pack’ da Frost River e de outros produtos da Frost River para uso no filme Indiana Jones e a Relíquia do Destino”.

Entenda os detalhes da acusação

image-43 Lucasfilm é processada por causa dessa mochila em Indiana Jones 5

De acordo com a denúncia da companhia, a Lucasfilm usou o pacote Geologists e seu “Simple Book Pack” como parte de sua campanha de marketing para o quinto filme de Indiana Jones. A empresa inclui em sua reclamação o lançamento de um trailer, clipes e fotos do aventureiro titular usando as bolsas – cuja marca externa de identificação havia sido removida – e carregando-as pela Sicília.

Em seguida, o estúdio supostamente autorizou a Filson, uma concorrente direta da Frost River que também fabrica mochilas, a realizar uma campanha de marca conjunta para promover o filme. Como parte desse acordo de marketing, os parceiros criaram um vídeo de 60 segundos com imagens da marca adversária e trechos do filme, alguns dos quais apresentavam a mochila Geologist.

A queixa da Frost River alega uma violação da Lei Lanham, também conhecida como a Lei de Marcas Registradas dos Estados Unidos ou Lei de Marcas Registradas de 1946, uma legislação federal nos EUA que regula o registro, proteção e uso de marcas comerciais. Até o momento, nem a Lucasfilm, nem a Filson, se manifestaram sobre o processo.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino está em cartaz nos cinemas.

Atualizado em 22/07/2023

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e especialista em entretenimento, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário