Luca: Diretor explica porque a animação da Pixar se passa na Itália dos anos 50


Atualizado em 28/05/2021

Luca-Alberto-e-Giulia-1024x576 Luca: Diretor explica porque a animação da Pixar se passa na Itália dos anos 50

Os filmes da Pixar já foram ambientados no fundo do mar, no além vida da cultura mexicana, em um mundo paralelo de monstros, e até mesmo dentro do cérebro humano. Contudo, o próximo longa do famoso estúdio, Luca, que estreia no Disney+ no próximo mês, se passará na Itália durante os anos 50. Em uma entrevista ao site Den of Geek, o diretor da animação, Enrico Casarosa, contou o porquê.

Luca é uma história sobre dois amigos, Luca e Alberto, que passam todo o verão juntos em uma pequena cidade chamada Portorosso, na Riviera Italiana, fazendo todo tipo de coisas que dois garotinhos poderiam fazer para se divertir. O que ninguém sabe é que eles são monstros do mar que podem tomar a forma humana quando estão em terra seca, se misturando com os cidadãos com quem interagem.

Casarosa, que vem trabalhando na Pixar desde 2002, e que fez sua estreia como diretor em 2011, com o curta La Luna, indicado ao Oscar, passou a infância na cidade portuária italiana de Gênova, bem na Riviera, a principal inspiração para a ambientação de Luca. Além disso, o Cinque Terre, um grupo de cinco vilas de pescadores na província de La Spezia que estão localizadas entre os penhascos íngremes da região da Ligúria, foi outra grande inspiração para o cenário do filme.

Luca: Diretor Responde às Comparações com ‘Me Chame Pelo Seu Nome’

O diretor confessa: “Estamos colocando um pouco de Gênova. Queríamos o máximo possível de focaccia neste filme. Focaccia é o nosso pão. Tem tantos pequenos detalhes que me fazem pensar, ‘Oh, isso é muito específico e as pessoas na Ligúria provavelmente entenderiam’. É uma área maravilhosa do mundo“.

Além do mais, quando questionado sobre o período histórico do enredo, Casarosa disse que quando se aborda uma era mais antiga, a história adquire uma certa atemporalidade. Ele também ressaltou que a estética da época é encantadora.

O cineasta italiano continua: “Parte disso é apenas o meu amor por aquela era de ouro do cinema na Itália. Eu amo a música em todas essas histórias de amadurecimento de verão. A música é uma grande parte de um filme – eu simplesmente amo a música dos anos 50 e 60 na Itália, então estamos usando muito disso. Também tem o design, as velhas Vespas, as bicicletas de carrinho, eu simplesmente adoro a sensação de que isso tem um toque antigo“.

Luca estreia exclusivamente no Disney + no dia 18 de junho.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus


Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.