Lilo & Stitch: diretores falam das cenas de violência que foram cortadas


Lilo-e-Stitch-Disney-Plus Lilo & Stitch: diretores falam das cenas de violência que foram cortadas

Em comemoração ao 20º aniversário de Lilo & Stitch, os diretores da animação, Dean DeBlois e Chris Sanders, falaram a respeito de cenas de violência que foram cortadas da versão lançada. O filme da Disney Animation, que estreou em junho de 2002, conta a cativante história do encontro de uma garota havaiana e o alienígena mais procurado da galáxia.

Na comemoração do marco da emocionante animação, os dois relembraram a produção do longa em Orlando, Flórida, discutindo a respeito das cenas que foram removidas. DeBlois revelou que, depois que o filme foi concluído, a Disney decidiu dar a ele uma classificação G, o que significa que a produção passou a ser recomendada para o público em geral, ao invés de PG, que orienta acompanhamento dos pais por algum material que pode ser inadequado para crianças.

A parte que me deixa um pouco louco é que no final… o estúdio decidiu que queria uma classificação G”, o diretor contou. “E a diferença era apenas um pouco de violência, aquela violência de desenho animado que estava no filme”.

Por exemplo, quando Jumba e Pleakley estão destruindo a casa de Nani e Lilo, e tudo acaba explodindo”, ele detalhou. “Jumba estava disparando sua arma espacial de desenho animado que soltava uma gosma verde que batia na parede e a desintegrava. Ele estava atirando em Stitch enquanto [o alien] corria por todo o teto. Eles consideraram isso muito violento. Então, mesmo que fosse uma gosma verde brilhante que criaria buracos no teto, tivemos que substituí-la por Jumba jogando pratos no teto. Tivemos que fazer um monte de mudanças como essa, todas na busca pela classificação G. E não conseguimos a classificação G no final”.

Nós nunca a conseguimos”, acrescentou Sanders. “Mas eles não nos deixaram colocar os trechos  originais de volta. Então, embora ainda tivéssemos uma classificação PG, tivemos… cenas menos engraçadas, menos interessantes e menos dinâmicas por causa dessas alterações”.

Os dois ainda explicaram que a categoria que deixaria o filme livre para todas as idades era muito difícil de conseguir, com critérios muito específicos. Além disso, embora tenham pedido para restaurar as cenas, a Disney não permitiu que isso fosse feito, e os diretores lamentaram pelos momentos engraçados que foram pedidos nesse processo.

Lilo & Stitch está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 26/06/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.