James Cameron admitiu que sabe que Avatar e Avatar 2 não são um sucesso entre todos na Nova Zelândia. Os filmes da franquia são gravados no país da Oceania e, desde que foi ela iniciada, tem trazido rios de dinheiro para a economia da região. No entanto, parece que nem todos os residentes da ilha se importam com isso, com alguns até apontando como os longas prejudicam o povo de lá.
A sequência, Avatar: O Caminho da Água, que está conseguindo uma bilheteria massiva desde que estreou, tem recebido críticas negativas da comunidade indígena local por apropriação cultural e glorificação do colonialismo e do genocídio.
Recentemente, um morador da cidade de Christchurch, Cheney Poole, chamou a representação do filme de “apenas mais um exemplo da mesma romantização aberta e aparente da colonização”.
“Isso romantiza muito a ideia do que não apenas os maoris estão passando, mas muitas culturas indígenas ao redor do mundo e quase minimiza o sofrimento”, ele disse para o The Washington Post.
Além disso, no auge da pandemia em 2020, empresários neozelandeses ficaram furiosos porque Cameron e sua equipe conseguiram uma autorização especial para trabalhar no país depois que as fronteiras foram totalmente fechadas.
James Cameron diz que entende a frustração da população
Em vários momentos, Cameron insistiu no quão benéficas são as filmagens dos filmes da franquia Avatar para a Nova Zelândia e sua população. Mas, agora, o diretor também admitiu ter ouvido as reclamações e argumentos dos moradores da região. Em uma entrevista ao Unilad, ele comentou sobre a questão da apropriação cultural em sua trama.
“Acho que o importante é ouvir e ser sensível aos problemas que as pessoas têm”, o cineasta disse.“As pessoas que foram vítimas históricas estão sempre certas. Não cabe a mim, falando de uma perspectiva de privilégio branco, se você quiser, dizer a eles que eles estão errados. Eu tenho que ouvir. Eu tenho que dizer: ‘Ok, se é isso que você está sentindo, é o que você está sentindo’. E é válido. É inútil eu dizer: ‘Bem, essa nunca foi minha intenção’”.
Avatar: O Caminho da Água segue em cartaz nos cinemas, e uma data para que a produção seja disponibilizada no Disney+ ainda não foi determinada.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus
Se depender do diretor, o filme provavelmente NÃO CHEGARÁ no Disney+.