O diretor de Avatar, James Cameron, manifestou seu apoio ao objetivo de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. O vilão do MCU interpretado por Josh Brolin executou um plano que dizimou metade da população do planeta na reta final da Saga do Infinito. No entanto, parece que seus meios arrasadores têm a aprovação de pessoas do mundo real.
Em uma entrevista para a revista Time, Cameron observou uma conexão pessoal interessante com Thanos. Ele admitiu que o vilão tinha uma resposta bastante viável para seu problema – que se compara ao ativismo ambiental do cineasta.
“Eu me identifico com Thanos, achei que ele tinha uma resposta bastante viável”, o diretor disse. “O problema é que ninguém vai levantar a mão para se voluntariar para ser a metade que tem que ir”.
Sua posição não é muito surpreendente, dado seu apoio à causa ambiental e climática. Afinal, esses são os pilares de sua franquia Avatar como um todo, e a chance de algo parecido acontecer em seus futuros filmes sobre os conflitos entre os Na’vi e a humanidade existe.
Como o produtor Jon Landau já adiantou, Avatar 5 vai mostrar a Terra superpovoada e com esgotamento de recursos naturais.
O plano de Thanos em Vingadores
O estalo de Thanos foi o evento em que o vilão da Marvel estalou os dedos enquanto usava a Manopla do Infinito, resultando no extermínio de metade de toda a vida existente. Com a intenção de restaurar o equilíbrio do universo evitando conflitos por recursos universais devido à superpopulação, ele embarcou em uma missão para reunir todas as seis Joias do Infinito necessárias para atingir esse objetivo.
Assim, durante a Batalha de Wakanda, Thanos ativou a manopla completa e executou o plano, causando um genocídio universal que eliminou cinquenta por cento de toda a vida, desintegrando indivíduos escolhidos aleatoriamente.
O estalo teve repercussões universais devastadoras. Na Terra, o evento levou a um colapso social que durou cinco anos em que muitos países abandonaram suas fronteiras nacionais. Em Vingadores: Ultimato, os heróis da Marvel voltaram no tempo para alterar eventos e adquiriram seu próprio conjunto de Joias do Infinito, ressuscitando todas as vítimas de Thanos.
Thanos estava certo
A série Gavião Arqueiro, estrelada por Jeremy Renner, também tocou no assunto e mostrou que há mais pessoas além de James Cameron que pensam como Thanos. Logo nos primeiros episódios, a frase “Thanos estava certo” foi vista quanto Clint Barton foi no banheiro do local onde acontecei o espetaculo musical de Steve Rogers.
A mensagem voltou a aparecer em uma cena que foi muito comentada. Em dado momento, Clint aparece segurando uma caneca com os mesmos dizeres em inglês: “Thanos was right”.
A franquia Vingadores está disponível no Disney+, enquanto Avatar: O Caminho da Água continua em cartaz nos cinemas.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus