Invasão Secreta: estúdio responde críticas sobre uso de Inteligência Artificial

Invasao-Secreta-abertura-de-Inteligencia-Artificial Invasão Secreta: estúdio responde críticas sobre uso de Inteligência Artificial

Após a estreia de Invasão Secreta no Disney+, ficamos sabendo que a sequência de abertura da série foi criada por Inteligência Artificial. Houve muitas críticas de fãs nas redes sociais, o que até foi uma surpresa, pois os críticos que assistiram aos dois primeiros episódios com mais de uma semana de antecedência não mencionaram nada em suas análises. No entanto, há uma quantidade considerável de negatividade em torno da IA no momento, especialmente quando o argumento é que a tecnologia pode substituir os empregos das pessoas.

A Method Studios, uma equipe que trabalhou em diversos projetos do MCU, emitiu um comunicado ao The Hollywood Reporter para esclarecer como essa abertura foi criada. Conforme você pode ver abaixo, eles confirmam que o uso da Inteligência Artificial não resultou na perda de empregos de artistas.

“Trabalhar em Invasão Secreta, uma série cativante que explora a infiltração de alienígenas na sociedade humana, proporcionou uma oportunidade excepcional para mergulharmos no intrigante mundo da IA, especificamente para criar características e movimentos únicos dos personagens. Utilizar uma ferramenta personalizada de IA para esse elemento específico alinhava-se perfeitamente com o tema geral do projeto e a estética desejada.”

“O processo de produção foi altamente colaborativo e iterativo, com um foco dedicado nessa aplicação específica do conjunto de ferramentas de IA. Envolveu um esforço tremendo de talentosos diretores de arte, animadores (proficientes tanto em 2D quanto em 3D), artistas e desenvolvedores, que empregaram técnicas convencionais para criar todos os outros aspectos do projeto.”

“No entanto, é crucial enfatizar que, embora o componente de IA tenha fornecido resultados ótimos, a IA é apenas uma ferramenta entre várias outras que nossos artistas usaram. Nenhum trabalho de artista foi substituído ao incorporar essas novas ferramentas; em vez disso, elas complementaram e auxiliaram nossas equipes criativas.”

“A equipe de designers da Method Studios habilmente aproveitou o poder de tecnologias de IA existentes e personalizadas para aplicar uma aparência extraterrestre e alienígena. Todo o processo, guiado por uma direção de arte especializada, envolveu a fase inicial de storyboard, ilustração, geração de IA, animação 2D/3D e culminou na etapa final de composição.”

De forma surpreendente, há pessoas que consideraram essa abertura de Invasão Secreta a pior coisa que a Marvel já fez. Uma coisa é certa, o estúdio não ficou nada feliz em ver que a sequência inicial da série dominou as manchetes em vez da própria trama do primeiro episódio.

Invasão Secreta já está disponível no Disney+.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

1 comentário em “Invasão Secreta: estúdio responde críticas sobre uso de Inteligência Artificial”

  1. Vi um monte de gente chorando pq usar inteligência artificial é não dar valor aos artistas. E os caras que se matam para criar e melhorar a IA não merecem valor não?

    Responder

Deixe um comentário