A franquia Indiana Jones está prestes a chegar ao seu fim, mas, com essa decisão, a Lucasfilm está perdendo uma chance de ouro de colocar no centro da história um ator que está em alta e tem tudo a ver com o universo do amado arqueólogo. Nesta quinta-feira (6), em um comunicado à imprensa, o estúdio confirmou que o quinto filme será o fim da linha para Indy. O texto descreve A Relíquia do Destino como a “parte final altamente esperada da amada franquia”.
Contudo, ao tomar essa decisão, a Disney perde uma grande oportunidade de trazer uma nova cara ao legado de Harrison Ford e Steven Spielberg com um ator que atualmente está recebendo grande aclamação do público e da crítica. Ke Huy Quan, que recentemente ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, está tomando Hollywood com seu carisma e ótimo trabalho.
Mas este não é o único motivo pelo qual ele seria perfeito substituindo Harrison Ford. Em 1984, o ator vietnamita fez sua estreia nos cinemas em Indiana Jones e o Templo da Perdição, a primeira sequência da franquia, como o Baixinho. No filme, seu personagem era o jovem ajudante de Indy durante a sua missão na Índia para resgatar crianças que foram raptadas por um culto religioso.
A importância do Baixinho em O Templo da Perdição
O Baixinho de Ke Huy Quan trouxe uma perspectiva única para a história, sendo um personagem jovem e corajoso que ajuda Indy em suas aventuras. Ele trouxe alívio cômico para a trama, mas também soube ser sério e valente quando necessário. Além disso, é um dos poucos personagens do filme que não é afetado pelas artimanhas do culto e, portanto, é capaz de manter uma visão clara do que está acontecendo ao seu redor.
O garoto também desempenhou um papel importante na evolução de Indiana Jones como personagem, sendo um substituto simbólico para o filho que Indy nunca teve, e através da interação com ele, Indy é capaz de mostrar um lado mais afetuoso e paterno.
Ele mostrou que tem habilidades incríveis ainda na infância, que poderiam ser ampliados em sua versão adulta, além de fazer com que ele seja tão impressionante quanto o próprio Indy. Por isso, a Lucasfilm pode estar desperdiçando uma enorme oportunidade de explorar um excelente caminho para a franquia.
Como Ke Huy Quan voltou a Hollywood
Ainda que o ator tenha ficado anos longe de Hollywood depois de sua grande estreia, sem conseguir bons trabalhos por muito tempo, ele finalmente retornou aos holofotes quando estrelou Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022).
Com isso, até mesmo um emocionante reencontro entre ele e Ford aconteceu durante a D23, no ano passado, 38 anos após terem atuado juntos. Todos esses detalhes da história de Quan fazem com que ele seja perfeito no centro de uma nova releitura de Indiana Jones.
A ideia faria proveito tanto do retorno do ator à franquia, quanto de seu atual sucesso, além dos emocionantes momentos que ele teve com o intérprete original do arqueólogo nos tapetes vermelhos e encontros públicos desde seu retorno.
Ke Huy Quan vai estrelar série do Disney+
O Disney+ vai lançar em maio uma nova série chamada A Jornada de Jin Wang, e o timing não poderia ser melhor, afinal, no elenco principal, estão presentes os vencedores do Oscar Michelle Yeoh e Ke Huy Quan.
A série é uma adaptação da premiada graphic novel American Born Chinese, de Gene Luen Yang, e acompanha a história de Jin Wang, um adolescente comum que concilia sua vida social do ensino médio com sua vida doméstica. Quando ele conhece um novo aluno estrangeiro no primeiro dia do ano letivo, ainda mais mundos colidem quando Jin se envolve involuntariamente em uma batalha de deuses mitológicos chineses.
Indiana Jones e A Relíquia do Destino chega aos cinemas no dia 29 de junho. Enquanto isso, A Jornada de Jin Wang chega ao Disney+ no dia 24 de maio.
Eu como fã das antigas acho que isso seria sensacional!