Hulu vai substituir o Star no Disney+ em todo o mundo; Entenda a mudança

Hulu Hulu vai substituir o Star no Disney+ em todo o mundo; Entenda a mudança

Durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal de 2025, a The Walt Disney Company anunciou uma mudança importante na identidade da plataforma Disney+. A marca Hulu, até então exclusiva dos Estados Unidos, será globalizada e vai substituir a aba Star no Disney+ fora dos EUA a partir do outono no hemisfério norte (entre setembro e dezembro de 2025).

Segundo o CEO Bob Iger e o CFO Hugh Johnston, essa decisão faz parte da estratégia de integração completa do Hulu ao Disney+ nos EUA, criando uma experiência unificada no aplicativo que oferecerá conteúdos de entretenimento geral, franquias famosas, programação familiar, notícias e esportes ao vivo em um só lugar.

“Estamos criando uma oferta de streaming realmente diferenciada, que oferecerá aos assinantes mais opções, praticidade, qualidade e personalização”, disseram Iger e Johnston em comunicado oficial.

Além da mudança de marca, que já era esperada após a aquisição completa da parte da Comcast, a empresa confirmou que o aplicativo do Disney+ vai passar por melhorias ao longo dos próximos meses, com novos recursos e uma página inicial mais personalizada. O objetivo é preparar o caminho para a nova fase da plataforma, que terá o Hulu como marca global de entretenimento geral.

A integração completa da experiência Hulu + Disney+ nos Estados Unidos será concluída em 2026, segundo os executivos.

Essa mudança encerra um ciclo iniciado em 2021, quando a aba Star foi introduzida no Disney+ como forma de abrigar conteúdo mais adulto e produções fora das grandes marcas da Disney. Com a substituição pela marca Hulu, o grupo passa a alinhar sua comunicação global com a já consolidada marca usada nos Estados Unidos. Na América Latina, a abordagem inicial foi um pouco diferente, com o lançamento do Star+ como plataforma independente até meados de 2024, quando o serviço foi encerrado e seu conteúdo migrado para o Disney+.

O que muda para os assinantes do Disney+ no Brasil?

Em relação a novos recursos e página inicial personalizada, certamente afetará (positivamente) os assinantes no mundo todo, incluindo o Brasil. O CEO da Disney já falou sobre isso algumas vezes e a Casa do Mickey tem contratado executivos de outras empresas, como Google, para aprimorar a tecnologia da plataforma e oferecer uma experiência melhor.

Mas sobre a mudança da marca Star para Hulu, acreditamos que a mudança será apenas visual no Brasil e restante da América Latina. Em termos de conteúdo, os filmes e séries originais do Hulu continuarão sendo disponibilizados da mesma forma, e isso significa que nem tudo será lançado fora dos EUA, e nem tudo chegará simultaneamente ao Disney+ de outras regiões, seja por questões de licenciamento local, atrasos devido ao processo de dublagem e legendas, ou ainda estratégia comercial.

Histórico da marca Star

Star-Disney-PLus Hulu vai substituir o Star no Disney+ em todo o mundo; Entenda a mudança

A marca Star tem uma trajetória longa e marcada por diversas transformações. Criada em 1990 como uma emissora de TV por satélite em Hong Kong, sob o nome Satellite Television Asian Region, foi adquirida pela News Corporation em 1993. Durante anos, o foco da Star esteve no entretenimento geral voltado para o público da Ásia-Pacífico.

Após 2009, a marca ficou concentrada principalmente nas operações da Star India, com conteúdo em línguas indianas, e da Star China Media, que passou a atuar separadamente. A virada veio com a aquisição da 21st Century Fox pela Disney em 2019. A partir disso, a marca passou a ser usada para agrupar conteúdos mais adultos e voltados ao público geral, funcionando como um complemento ao Disney+, voltado para a audiência familiar.

Na América Latina, o Star+ foi anunciado oficialmente em dezembro de 2020 e lançado em agosto de 2021 como uma plataforma independente. Seu foco era oferecer séries e filmes para o público adulto, produções originais da região e uma robusta grade esportiva da ESPN.

STAR-PLUS-Destaques-Pagina-Inicial-Medio-1024x576 Hulu vai substituir o Star no Disney+ em todo o mundo; Entenda a mudança

Mesmo enfrentando disputas de marca antes do lançamento no Brasil, incluindo o pagamento de R$ 50 milhões de reais para a Disney manter o nome Star+, o serviço se estabeleceu com catálogos populares como The Walking Dead, This Is Us, American Horror Story e eventos esportivos como a Libertadores e a Premier League.

A integração do Star+ ao Disney+ aconteceu em 25 de junho de 2024, encerrando a operação do aplicativo separado em julho. A partir de então, o conteúdo passou a ser acessado por meio de hubs dentro do próprio Disney+, incluindo o hub Star e o exclusivo hub ESPN para esportes ao vivo.

Agora, com a transição do hub Star para a marca Hulu, anunciada oficialmente hoje, em 6 de agosto de 2025, a Disney encerra de vez o ciclo da marca Star em suas operações. A mudança consolida a presença da marca Hulu no mercado internacional e reforça a unificação da identidade da plataforma de streaming da Disney em todas as regiões.

Deixe um comentário