
Depois de mais de dois anos de negociação, a Disney finalizou a compra da participação da NBCUniversal no Hulu, plataforma de streaming que existe somente nos Estados Unidos (até agora). O acordo foi fechado por cerca de US$ 9 bilhões, valor bem abaixo do que a Comcast esperava receber.
Em dezembro de 2023, a Disney já havia feito um pagamento inicial de US$ 8,61 bilhões. Esse valor correspondia a um terço da avaliação mínima de US$ 27,5 bilhões definida em contrato quando as empresas firmaram o acordo em 2019.
Valorização final ficou com a Disney
As duas empresas entraram em arbitragem no ano passado para definir o valor final da transação. Segundo um documento registrado pela Disney na SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), foi calculado que a empresa ainda deve pagar US$ 438,7 milhões adicionais à NBCUniversal. A compra será concluída até 24 de julho de 2025.
Com isso, o valor total pago pela Disney será de aproximadamente US$ 9 bilhões, o que implica em uma avaliação de US$ 27 bilhões para o Hulu.
Se a avaliação tivesse seguido a análise do banco contratado pela Comcast, a Disney teria que desembolsar cerca de US$ 5 bilhões a mais.
“Estamos satisfeitos por ter resolvido isso. Tivemos uma parceria produtiva com a NBCUniversal e desejamos o melhor para eles”, afirmou Bob Iger, CEO da Disney.
“A conclusão da aquisição permite uma integração mais completa entre os conteúdos do Hulu, do Disney+ e, em breve, com o produto direto ao consumidor da ESPN”.
Um porta-voz da Comcast também se manifestou: “O Hulu foi um ótimo ponto de partida para nós no streaming, gerando quase US$ 10 bilhões para a Comcast e ajudando a construir um público importante para o conteúdo da NBCUniversal. Desejamos sucesso à Disney e agradecemos a parceria bem conduzida entre as equipes”.
Histórico da divisão
O Hulu foi criado em 2007 como uma joint venture entre NBCUniversal e Fox, inicialmente com o objetivo de competir com o YouTube.
A Disney passou a fazer parte do grupo pouco tempo depois. Em 2019, a empresa assumiu dois terços do controle do serviço, ao adquirir os ativos da 21st Century Fox e ao ver a WarnerMedia vender sua parte de 10%.
Naquele mesmo ano, a Disney firmou um acordo com a Comcast, assumindo o controle operacional total do Hulu, enquanto a Comcast concordou em vender sua parte restante dentro de cinco anos.
Em maio de 2024, Disney e NBCU entraram em uma arbitragem confidencial para resolver a divergência sobre a avaliação do Hulu.
Pelo contrato, caso as avaliações das duas partes fossem muito diferentes, um terceiro avaliador seria contratado e o valor final seria baseado na média das duas avaliações mais próximas.
Não surpreende que as estimativas de Disney e Comcast tenham sido bem distintas. Segundo o documento, o avaliador da Disney ficou abaixo do valor mínimo garantido, enquanto o da NBCUniversal ficou “bem acima” desse patamar. O valor final resultou da análise do terceiro avaliador envolvido no processo.
Hulu fora dos EUA e a marca STAR

Fora dos Estados Unidos, o Hulu não opera como uma plataforma de streaming independente. Em vez disso, suas séries e filmes são lançados diretamente no Disney+, sob a aba STAR, marca que concentra os conteúdos voltados ao público adulto e de outros estúdios nos mercados internacionais.
Há quem acredite que a Disney esteja considerando rebatizar a STAR como Hulu fora dos EUA, com o objetivo de unificar a marca globalmente. Essa mudança, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente.
Fonte: Variety