Greve dos Roteiristas chega ao fim nos EUA após 5 meses de paralisação

Greve-Roteiristas Greve dos Roteiristas chega ao fim nos EUA após 5 meses de paralisação

Após a recente notícia de que o Sindicato dos Roteiristas da América (WGA) e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) podem finalmente estar prestes a chegar a um acordo que encerraria a greve, relatos indicam que a greve de 148 dias, a segunda mais longa na história do WGA, será encerrada na madrugada desta quarta-feira graças a um voto da liderança do sindicato que autorizou oficialmente cerca de 11.500 membros a retornarem ao trabalho.

Aqui está a declaração completa que o Comitê de Negociação enviou aos membros:

“Como informamos no domingo, o WGA chegou a um acordo preliminar com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão sobre um novo Acordo Básico Mínimo de três anos. Hoje, seu Comitê de Negociação, a Diretoria da WGAW e o Conselho da WGAE votaram unanimemente para recomendar o acordo. Agora, irá para os membros de ambos os sindicatos para uma votação de ratificação. Os eleitores elegíveis receberão cédulas e materiais para a votação que ocorrerá de 2 a 9 de outubro.

A Diretoria da WGAW e o Conselho da WGAE também votaram unanimemente para suspender a ordem de restrição e encerrar a greve a partir das 12h01 (horário do Pacífico) / 3h01 (horário do leste) de quarta-feira, 27 de setembro. Isso permite que os roteiristas retornem ao trabalho durante o processo de ratificação, mas não afeta o direito dos membros de tomar a decisão final sobre a aprovação do contrato. Agora que finalizamos o Memorando de Acordo (MOA), podemos compartilhar detalhes deste acordo excepcional, com ganhos e proteções para os membros em todos os setores do negócio.”

Portanto, o acordo de três anos ainda está sujeito a uma votação de ratificação dos membros e só pode entrar em vigor se a maioria dos eleitores elegíveis apoiar a decisão.

Greve dos atores

O SAG-AFTRA (sindicato dos atores) ainda permanece em greve e, onde se sabe, nem esse sindicato nem a AMPTP anunciaram novas datas de negociação. Mesmo que o acordo do WGA seja mantido, a produção não pode ser retomada de forma significativa sem atores e atrizes.

No entanto, uma vez que o SAG-AFTRA tem um conjunto muito semelhante de demandas, incluindo melhores salários, pagamento de residuais por serviços de streaming pelo seu trabalho e proteção contra o uso de Inteligência Artificial, acredita-se que o acordo do WGA abrirá as portas para uma reunião com o sindicato dos atores.

As greves resultaram em paralisação de vários de filmes e séries, eventos/entrevistas de elenco e diretores e vários atrasos. O filme As Marvels permanece com o lançamento em novembro inalterado, mas, do jeito que está, seu elenco ainda não pode participar da divulgação, mas com o fim da paralisação dos roteiristas, os executivos da Marvel Studios provavelmente estão respirando aliviados que as coisas parecem estar caminhando para voltar ao normal.

Atualizado em 26/09/2023

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário