O Disney+ introduziu uma opção especial para fornecer uma nova experiência de visualização para deficientes auditivos, permitindo que os espectadores assistam a um filme do MCU com suporte a Língua de Sinais Americana (ASL). A comunidade surda está agora mais representada no Universo Cinematográfico da Marvel, após a adição da personagem Makkari, interpretada por Lauren Ridloff, no filme Eternos e Maya Lopez, heroína vivida por Alaqua Cox em Gavião Arqueiro, que também vai ganhar sua própria série, Echo.
O recurso foi anunciado no site oficial da Marvel e adicionado no filme Homem-Formiga (2015). A opção, disponível na aba EXTRAS, exibe um intérprete de ASL no canto inferior direito da tela, que apresenta todos os diálogos ao longo da história para surdos e deficientes auditivos.
A Deluxe e o Grupo Steno se uniram para criar o vídeo. Delbert Whetter, da RespectAbilityt, juntou-se ao projeto como consultor para aconselhar sobre as melhores práticas para ASL e também contribuiu para a construção de diretrizes criativas.
Douglas Ridloff, que é casado com Lauren Ridloff (Eternos), colaborou com a Marvel Studios em Eternos e Gavião Arqueiro e também esteve envolvido neste novo projeto. Ele trabalhou ao lado da intérprete de ASL Jac Cook, que aparece em toda a nova versão de Homem-Formiga, fornecendo a interpretação em ASL.
Whetter expressou sua satisfação com os criativos surdos da equipe, afirmando que eles superaram as expectativas ao criar esta nova experiência de visualização.
“Os criativos surdos da equipe, que incluem Douglas Ridloff e o intérprete de ASL, Jac Cook, superaram as expectativas quando se propuseram a comunicar o diálogo divertido e os efeitos sonoros do Homem-Formiga de uma maneira”
A adição de uma opção ASL especial para filmes MCU pode parecer desnecessária, pois as legendas Closed Caption já estão disponíveis. No entanto, isso oferece uma experiência de visualização alternativa para a comunidade surda que pode ser mais envolvente do que a leitura de legendas.
Essa opção pode ter sido adicionada em antecipação a uma das próximas séries do Disney+, Echo, que apresenta a heroína surda interpretada por Alaqua Cox. Se for bem-sucedido, esse recurso pode se tornar uma opção padrão para todo o conteúdo do MCU no Disney+.
Homem-Formiga (2015) está no Disney+. A versão com ASL foi disponibilizada nos Estados Unidos na aba EXTRAS.
Até que enfim a Marvel e a Disney, começaram a entender o que é inclusão social. O resto que eles querem empurrar goela abaixo é LACRAÇÃO.