Falcão e o Soldado Invernal Traz de Volta Universo de Pantera Negra

Atualizado em 02/04/2021

Atenção: Essa matéria contém spoilers do 3º Episódio de Falcão e o Soldado Invernal.

Dora-Milaje-Pantera-Negra-1024x576 Falcão e o Soldado Invernal Traz de Volta Universo de Pantera Negra

Hoje foi ao ar o terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal, seriado da Marvel que está em exibição exclusivamente no Disney+. Repleto de easter eggs e retornos de personagens, o capítulo terminou de forma surpreendente, trazendo um rosto conhecido aos fãs do MCU. Muitos podem não se lembrar, mas a mulher misteriosa que aparece ao final do episódio já apareceu antes, no filme do Pantera Negra. Todos sabemos que é ele que protege Wakanda e governa o país, mas um lugar tão grande precisa de proteção extra. É então que entram em cena as Dora Milaje.


Introduzidas no filme protagonizado por Chadwick Boseman, as guerreiras voltaram aos assuntos após o final do episódio de Falcão e o Soldado Invernal. Nele, Bucky reconhece as esferas de Vibranium de Wakanda e, ao chegar a um beco, se depara com Ayo. Ela representa o grupo das Dora Milaje e sua aparição é a confirmação de que o seriado irá introduzir a mitologia de Wakanda nos episódios.

Mas afinal, quem são as Dora Milaje?

Dora-Milaje-Falcao-e-o-Soldado-Invernal-1024x576 Falcão e o Soldado Invernal Traz de Volta Universo de Pantera Negra

Formada por mulheres apenas, a guarda real de Wakanda tem a tradição de ter apenas participantes femininas em seu plantel. Elas são treinadas em diversos estilos de luta e manipulação de armas, além de serem extremamente leais à Família Real. O grupo foi criado pelo Rei Bashenga, fundador de Wakanda e primeiro rei do país. Seu principal objetivo era que houvesse cooperação e diálogo entre tribos rivais, afinal, as Dora Milaje são formadas por mulheres de várias tribos do país.

Elas são encarregadas de fazer a guarda pessoal do rei T’Challa, mas faziam o mesmo com reis anteriores. Para isso, as Dora Milaje contam com armaduras feitas de vibranium, o metal presente em Wakanda e um dos mais disputados do mundo. Nos quadrinhos, houve um momento em que as guerreiras acusaram o Pantera Negra de traição e quebraram suas lanças em protesto. Logo após, passaram a seguir as ordens da Rainha Shuri, que todos sabemos ser irmã de T’Challa.

Anjos da Meia-Noite

Dentro da organização das Dora Milaje, existe uma força de ataque formada por apenas algumas guerreiras. O grupo é chamado de Anjos da Meia-Noite.

As Dora Milaje foram inspiradas nas Ahosi, também chamadas de Mino, que significa “nossas mães” no idioma do povo Fon.  Elas protegiam o Reino do Daomé, a atual República do Benin, até o final do século XIX.O exército das Ahosi chegou a ter mais de 4 mil mulheres em sua formação, representando um terço de todo o exército do reino. As Ahosi eram originalmente esposas reais que foram treinadas para proteger o rei.

Originalmente, as Dora Milaje eram um grupo de mulheres guerreiras que vinham de uma tribo diferente de Wakanda e que seriam ascandidatas a rainha para um rei não casado. Após um tempo, porém, T’Challa começou a não ver as mulheres com um interesse romântico, mas sim como se fossem suas filhas.


Dentre as Dora Milaje mais conhecidas estão Okoye, uma das primeiras mulheres a se tornar Dora Milaje; Nakia, que era apaixonada por T’Challa, mas seus ciúmes a transformam em uma das vilãs de Pantera Negra; M’yra, que se tornou uma mercenária após perder o braço em uma luta e acabou se tornando guarda-costas de Shuri; Aneka, uma guerreira que lutou contra os robôs do Doutor Destino e foi condenada à morte pela rainha mesmo após ter assassinado o líder de um vilarejo molestador de mulheres; Ayo, que ajuda Aneka a fugir da prisão e se torna a única Dora Milaje a defendê-la. Ayo e Aneka se tornam heroínas de Wakanda e cumprem o papel de vigilantes.

É Ayo quem aparece ao final de Falcão e o Soldado Invernal, indicando que Wakanda não ficou nem um pouco satisfeita com Zemo tendo sido libertado da prisão por Bucky. Foi ele que assassinou o pai de T’Challa, o rei T’Chaka e fez com que o filho assumisse a liderança de Wakanda.

Falcão e o Soldado Invernal tem novos episódios semanalmente no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.