
Nos últimos anos, muitos fãs acreditam que a Walt Disney Animation tem dado mais atenção a continuações do que a histórias originais. Essa sensação só aumentou depois que filmes como Moana 2 e Zootopia 2 foram anunciados, quase uma década após os filmes originais.
Enquanto isso, o estúdio enfrentou dificuldades com produções independentes, como Wish: O Poder dos Desejos, que acabou sendo uma das maiores decepções financeiras de 2023, o que automaticamente provocou questionamentos sobre o rumo criativo da Casa do Mickey.
Mas, segundo Jared Bush, diretor de criação (CCO) da Walt Disney Animation Studios, essa percepção está errada. Em entrevista ao Cartoon Brew, o executivo afirmou que não existe nenhuma regra dentro do estúdio que priorize sequências em vez de novas histórias.
Jared Bush explicou que as produções são guiadas pelo valor das histórias, e não por decisões comerciais ou metas impostas pela empresa.
“Zootopia é um ótimo exemplo: há algo especial em criar algo original. Está cada vez mais difícil fazer algo totalmente novo que atraia o público, mas isso é essencial. Uma ideia inédita sempre será o que as pessoas mais vão querer no futuro,” disse ele.
O executivo também negou o rumor de que o estúdio teria uma “política” voltada para franquias.
“Não existe uma ordem para fazer continuações. Ao mesmo tempo, amamos contar histórias que realmente nos importam e passar mais tempo com personagens que gostamos. Um erro comum é achar que há uma ordem dizendo: ‘faça isso e não aquilo’. Na verdade, isso nunca acontece“.
O que define se um filme vai acontecer

Bush explicou que cada projeto precisa passar por um processo rigoroso antes de ser aprovado.
“A pergunta sempre é: essa história está pronta? Vale cinco anos de trabalho e o esforço de mil pessoas? Vai resistir ao tempo? Seja uma continuação ou algo original, testamos se é divertida o suficiente, se é grandiosa, se é algo que podemos fazer com excelência. É isso que importa.”
A atual agenda de lançamentos do estúdio inclui quatro títulos principais:
- Zootopia 2 – 27 de novembro de 2025
- Hexed – 25 de novembro de 2026
- Frozen 3 – 24 de novembro de 2027
- Frozen 4 – data a confirmar
Entre esses projetos, Hexed é o único totalmente original. Os demais são continuações, incluindo dois novos capítulos da franquia Frozen.
Apesar das declarações de Jared Bush, a Disney já impôs limitações criativas em outros estúdios do grupo. A Lucasfilm, por exemplo, teria sido restringida a desenvolver apenas projetos de Star Wars depois dos resultados abaixo do esperado com a série Willow e o filme Indiana Jones e a Relíquia do Destino.
Algo parecido ocorreu na Marvel Studios, quando o então CEO Bob Chapek pediu para aumentar o volume de produções do Disney+. James Gunn, diretor da franquia Guardiões da Galáxia e atual CEO da DC Studios, chegou a afirmar que a estratégia de priorizar quantidade em vez de qualidade “matou” a Marvel.
Mesmo com esse histórico, Bush reforçou que a prioridade dentro da Walt Disney Animation é contar boas histórias, sejam elas novas ou baseadas em universos já conhecidos.