Ex-Marvel critica estúdio por “preferir vilões negros” no MCU

Marvel-Viloes-Negros Ex-Marvel critica estúdio por "preferir vilões negros" no MCU

Beau DeMayo, criador e ex-showrunner da série animada X-Men ’97, fez críticas públicas às mudanças na representação étnica de vilões tradicionais da Marvel.

DeMayo, que foi o principal roteirista do revival da série e trabalhou em sua bem-sucedida estreia em março de 2024, foi demitido pela Disney no mesmo mês, sob acusações de “má conduta grave”, incluindo supostas infrações relacionadas a assédio sexual e violação de contrato.

Após sua saída, seus créditos serão removidos da segunda temporada da série, prevista para 2026, com Matthew Chauncey assumindo como roteirista-chefe na terceira temporada.

Críticas à mudança de representação em vilões

Beau-De-Mayo Ex-Marvel critica estúdio por "preferir vilões negros" no MCU

Beau DeMayo usou suas redes sociais para criticar a prática recorrente da Marvel de escalar atores negros para interpretar vilões originalmente brancos nos quadrinhos.

A publicação de DeMayo foi motivada pela versão de Norman Osborn como um homem negro na animação Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha. No X (antigo Twitter), DeMayo escreveu:

“Deixe-me reformular: Ei, Marvel Studios, por favor, parem de transformar vilões brancos em personagens negros. Isso passa uma mensagem estranha. Kang. Alto Evolucionário. Norman Osborn. Electro. Mordo.”

Ele seguiu explicando que acredita que essas mudanças reforçam estereótipos negativos:

“Muito do que consumimos — especialmente as crianças — influencia nossa visão de mundo. Quando o herói é quase sempre branco e os vilões brancos são transformados em negros pela ‘representação’, isso cria uma narrativa visual de heróis brancos enfrentando vilões negros. Especialmente quando os poucos heróis negros disponíveis são pouco explorados. Isso reflete um forte viés ou ignorância.”

O caso de Mancha Solar em X-Men ’97

DeMayo também falou sobre a decisão de alterar o tom de pele do personagem Mancha Solar em X-Men ’97, destacando que a escolha não foi sua:

“Perguntado e respondido. Isso foi uma diretriz da Marvel. Eu e outros membros da equipe mencionamos várias vezes a herança afro do personagem. Eles queriam ‘representação latina’ na equipe, já que Tempestade e Bishop já eram negros.”

Filmes recentes trouxeram uma tendência de escalar atores negros como antagonistas, e o cineasta Brandon David Wilson chamou isso de “Era dos Vilões Negros”, referindo-se ao aumento de personagens negros problemáticos nos papéis de vilões.

Enquanto vilões como Killmonger, interpretado por Michael B. Jordan em Pantera Negra, enriqueceram a história ao abordar questões sociais reais, personagens como Kang, vivido por Jonathan Majors em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, foram criticados por falta de desenvolvimento.

O outro lado da discussão

Coracao-de-Ferro Ex-Marvel critica estúdio por "preferir vilões negros" no MCU

Embora Beau DeMayo tenha levantado pontos sobre a representação de vilões negros, o MCU também trouxe destaque para heróis e heroínas negros ao longo dos anos.

Personagens como Pantera Negra, interpretado por Chadwick Boseman, se tornou um ícone cultural e um marco de representatividade.

Além disso, Sam Wilson, vivido por Anthony Mackie, assumiu o manto de Capitão América em Falcão e o Soldado Invernal, reforçando a presença de um protagonista negro como símbolo de liderança.

Personagens como Monica Rambeau em WandaVision e As Marvels, e Riri Williams em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e sua futura série Coração de Ferro, mostram que a Marvel também tem investido em ampliar seu elenco de heróis diversos.

Essa presença reforça o argumento de que há um esforço em trazer mais pluralidade tanto no lado dos heróis quanto dos antagonistas.

A série Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha estreia no Disney+ em 29 de janeiro de 2025.

Deixe um comentário