Epic Games recebe U$ 1,5 Bilhão da Disney para construir universo compartilhado

Disney-e-Epic-Games Epic Games recebe U$ 1,5 Bilhão da Disney para construir universo compartilhado

A The Walt Disney Company anunciou um investimento de 1,5 bilhão de dólares na Epic Games, a gigante por trás de Fortnite e Unreal Engine. Juntas, elas planejam criar um “universo de jogos e entretenimento totalmente novo”, expandindo assim o alcance das adoradas histórias e experiências da Disney. A parceria, que ainda aguarda aprovação regulatória, promete novidades “em breve”, conforme antecipado no vídeo abaixo da Epic Games.

A The Walt Disney Company e a Epic Games colaborarão em um universo de jogos e entretenimento totalmente novo que ampliará ainda mais o alcance das amadas histórias e experiências da Disney“, declarou a Disney. Como parte do projeto, a Disney também vai adquiri uma participação acionária na Epic Games, marcando uma das maiores incursões da Disney no mundo dos jogos.

Universo persistente da Disney

Detalhes sobre o “universo persistente” descrito como “uma experiência de jogos de classe mundial interoperando com Fortnite” ainda são escassos. No entanto, sabe-se que será um espaço dedicado a tudo relacionado à Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e Avatar.

Segundo o anúncio, será um local onde as pessoas poderão “jogar, assistir, comprar e interagir com conteúdos, personagens e histórias” dessas franquias. A Disney parece buscar criar um produto semelhante ao Metaverso, servindo como um ponto de encontro único para a empresa, eliminando a necessidade de procurar em outro lugar.

A imagem divulgada junto ao comunicado mostra pelo menos quatro mundos distintos pontilhados com diferentes franquias e empresas da Disney. Há uma ilha onde Marvel e Lucasfilm coexistem, enquanto Detona Ralph tem um arranha-céu diretamente oposto a um parque de O Estranho Mundo de Jack. A configuração não é muito diferente dos mapas que a Disney cria para seus parques temáticos reais.

Oportunidades de crescimento e expansão

Esta marca a maior entrada da Disney no mundo dos jogos e oferece oportunidades significativas para crescimento e expansão“, disse Bob Iger, CEO da Disney. “Mal podemos esperar para que os fãs vivenciem as histórias e mundos da Disney que amam de maneiras inovadoras e sem precedentes.”

Personagens da Disney já são figurinhas carimbadas nos jogos da Epic: Homem-Aranha, Darth Vader e Jack Skellington podem lutar no Fortnite. Isso sem mencionar o evento Marvel Nexus War de Fortnite em 2020, que durou uma temporada inteira.

Foi anunciado também que Rocket League, desenvolvido pela Psyonix, de propriedade da Epic Games, receberá uma atualização e evento de The Mandalorian, que ocorre de 7 a 21 de fevereiro.

Da mesma forma que a Lego e a Sony fizeram grandes investimentos na Epic Games em 2022, a parceria entre Disney e Epic promete ser uma força transformadora no entretenimento, trazendo o universo das histórias da Disney para o mundo dos jogos digitais.

Atualizado em 08/02/2024

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário