Entenda por que Tim Burton foi demitido da Disney no começo de sua carreira

Tim-Burton-1024x576 Entenda por que Tim Burton foi demitido da Disney no começo de sua carreira

Desde o começo de sua carreira, Tim Burton fez muitos filmes com a Disney. No entanto, o que pouca gente sabe é que o diretor foi demitido do estúdio em 1984. Alguns de seus trabalhos mais famosos com a empresa durante os anos incluem O Estranho Mundo de Jack (1993), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Alice no País das Maravilhas (2010) e Alice Através do Espelho (2016).

No começo dos anos 80, Burton conseguiu seu primeiro grande emprego na Walt Disney Studios, tendo sido contratado pela empresa logo depois que saiu da faculdade, quando eles assistiram seu curta-metragem Stalk of the Celery Monster. Mais tarde, ele também produziu os curtas Vincent e Gretel e o Hamster. No entanto, desde aquela época rumores circulam de que Tim Burton foi demitido quando ainda era um jovem funcionário, que demoraram muito para serem esclarecidos.

Em uma entrevista para a Yahoo! Movies, em 2012, quando foi questionado sobre a especulação de tantos anos, o diretor explicou que era verdade, mas que não era uma demissão da maneira que muitos imaginavam. Burton conta que a versão da Disney de demitir que era muito mais gentil, essencialmente dizendo “você segue o seu caminho e nós seguimos o nosso“.

De acordo com o cineasta, isso aconteceu após a produção de seu curta de 1984, Frankenweenie, que, mais tarde, seria transformado em um longa em stop-motion feito pelo mesmo estúdio. Além disso, ele ainda deu a entender que a política da Disney na época ainda não era adequada para seu estilo e a natureza sombria de seus projetos, motivação que, mais tarde, foi confirmada pelo produtor da Disney Don Hahn, que também era um empregado da empresa naquele tempo.

Mesmo assim, menos de uma década mais tarde, o estúdio percebeu que a recepção do público em relação ao tipo de conteúdo produzido por Burton havia mudado e estava sendo melhor aceito. Dessa forma, ele foi trazido de volta para realizar um de seus maiores trabalhos com a Disney: O Estranho Mundo de Jack.

A partir de então, a parceria entre o diretor e o estúdio nunca mais foi quebrada, com o último projeto tendo sido lançado em 2019, com o live-action de Dumbo.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Redação GDPB

O Guia Disney+ Brasil é um site não oficial dedicado a divulgar dicas, promoções, novidades, análises, lançamentos, comparações, tendências e tudo mais que envolva os serviços de streaming da Disney.

Deixe um comentário