Encanto finalmente quebrou um padrão de todas as animações da Disney


Encanto-Mirabel-1024x576 Encanto finalmente quebrou um padrão de todas as animações da Disney

Uma das práticas mais antigas das animações da Disney finalmente foi quebrada por Encanto. Desde quando a empresa do Mickey Mouse começou a produzir longas-metragens, ela tem se esforçado para criar um estilo inconfundível e ser reconhecida facilmente pelo público. Por isso, embora já tenha representado uma variedade enorme de culturas antes, suas protagonistas tendem a ser muito parecidas umas com as outras.

Este detalhe tem sido motivo de crítica para os estúdios da Disney nos últimos anos. As famosas princesas são as que mais foram afetadas com a prática, com a Cinderella, Aurora, Alice, Ariel, Bela, tendo características muito similares. Inclusive as mais recentes, criadas através de computação gráfica, como Rapunzel, Anna, Elsa, e até mesmo a coelha policial Judy Hopps de Zootopia, compartilham as mesmas cinturas finas, olhos grandes, estruturas faciais arredondadas, queixo pontudo, narizes pequenos, e maquiagem sutil.

Alguns personagens anteriores, como Mulan, Jasmine e Pocahontas, que foram desenhadas à mão e têm etnias que requerem maior especificidade na animação, mostram uma variação considerável nas formas e tamanhos de seus corpos e rostos como resultado. Em tempos mais recentes, Moana também tentou quebrar a tendência, mas sua protagonista ainda era muito parecida com as outras de sua época.

Contudo, Encanto fez o trabalho de se desvencilhar dessa regra de maneira eficiente. O filme é aclamado por sua diversidade, retratando uma família composta por pessoas de todos os tamanhos, cores, formatos e personalidades. Cada Madrigal tem características muito diferentes, o que faz com que pareçam menos com clones genéricos e mais com pessoas reais.

O maior exemplo talvez seja o visual de Luisa. Seu maxilar forte e físico musculoso é o que mais se distancia do rosto arredondado típico dos personagens gerados por computador e da cintura fina de quase todas as princesas da Disney. Além disso, a animação apresenta Mirabel, a primeira protagonista feminina que usa óculos. As mulheres da família também têm tipos muito diferentes de cabelo, o que para alguns pode parecer irrelevante, mas é um detalhe que desempenha um papel importante para os fãs, especialmente o público infantil, que se vêem representados em uma produção de tamanho sucesso.

Encanto está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 26/03/2022


6 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Laura Kaiser em 30/03/2022 às 14:25
    • Responder

    Achei super interessante essa matéria! Muito bom ver essa diversidade de personagens em um só filme, que é o meu preferido até agora 💝💫

  1. Lilo & Stitch não é da Disney?

  2. Luísa é daquele jeito porque quiseram colocar uma trans de maneira muito discreta. Mulheres não são daquele jeito e por mais academia que faça não tem estrutura para ficar daquele jeito.

    Aceita que dói menos.

    1. Não sei se vc reparou, mas no filme uma mulher controla o clima, a outra cria flores do nada, o outro fala com os bichos e vc vai querer falar que Luisa é trans pq tem musculos? Vc nunca ouviu falar de fisiculturismo não, amore?
      Dói menos se vc aceitar que nem toda mulher é frágil. Bebe uma água, militante!

  3. Acho muito importante a representatividade, só espero que não se esqueçam dos antigos também! Tem espaço para todos!!

  4. Acho que é mentira ,já que a pessoa consideravel perfeita Isabela tem o cabelo liso

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.