Pobres Criaturas ainda não estreou nos cinemas brasileiros, mas deve ser um concorrente forte para o Oscar 2024. A ficção científica surrealista já garantiu sete indicações ao Globos de Ouro, incluindo Melhor Atriz em Musical ou Comédia, e deve dominar a temporada de premiações. Por isso, a segunda estatueta dourada da protagonista Emma Stone pode estar a caminho.
Ao longo de sua carreira, Stone foi indicada a três Oscars e ganhou um. Sua primeira nomeação foi em 2015 por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), e em 2017 ela ganhou por sua atuação em La La Land: Cantando Estações, o musical no qual interpretou Mia Dolan. Assim, se ela ganhar por Pobres Criaturas, será a segunda vez que levará o prêmio da Academia para casa.
Após ter vencido o aclamado prêmio pela primeira vez aos 29 anos, ela ainda recebeu mais uma indicação, e esta é a mais importante para contribuir com as chances para o próximo ano. Em A Favorita, Stone viveu Abigail Hill e trabalhou ao lado de Olivia Colman e Rachel Weisz, com as três nomeadas para o Oscar de 2019, embora somente a primeira tenha levado o prêmio.
O projeto era de Yorgos Lanthimos – que continuou sua parceria com Stone em Pobres Criaturas – e recebeu 10 indicações no total. Além de terem o mesmo diretor, as atuações de ambas as histórias são similares na forma como são ousadas, engraçadas e dramáticas.
Como é o papel de Emma Stone em Pobres Criaturas?
Em Pobres Criaturas, Emma atua como protagonista e produtora. Ela dá vida a Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter. Inicialmente, Bella é uma jovem ingênua e inocente, que está ansiosa para aprender sobre o mundo ao seu redor. Ela é protegida pelo Dr. Baxter, que a mantém isolada do mundo exterior. No entanto, Bella logo começa a questionar seu lugar no mundo e deseja experimentar os prazeres da vida.
Quando Bella foge com o advogado Duncan Wedderburn, ela embarca em uma jornada de autodescoberta. Ela aprende sobre o amor, a perda, a sexualidade e a violência. Emma Stone interpreta Bella com uma mistura de ingenuidade, determinação e força. Ela é capaz de capturar a vulnerabilidade e a complexidade da personagem, e sua atuação foi amplamente elogiada pela crítica, com muitos afirmando que é uma das melhores de sua carreira.
As primeira reações ao filme destacam fortemente o peso que a presença de Stone tem na produção, deixando claro que ela não funcionaria sem a atriz. Com tudo isso, Stone garante sua grande chance de levar o segundo Oscar de sua carreira como resultado de sua contínua parceria com o diretor Yorgos Lanthimos.
Pobres Criaturas chega aos cinemas brasileiros no dia 1º de fevereiro de 2024.