É verdade que a Disney tem os direitos do Batman para séries?

Batman-Disney É verdade que a Disney tem os direitos do Batman para séries?

Há anos, circula entre os fãs da Disney um rumor peculiar: a Casa do Mickey secretamente possui os direitos do Batman, impedindo a Warner Bros. Discovery e sua subsidiária DC Studios de levar o heróis para a televisão.

A origem exata desse rumor sobre a Disney e o Batman é difícil de determinar com certeza, mas é um boato bastante conhecido, tanto que podcasts de fãs discutem regularmente o assunto, e um longo tópico no Reddit é palco de debates acalorados enquanto os seguidores da DC tentam desvendar a questão.

O argumento por trás da suposta posse silenciosa de uma parte significativa dos direitos do Cavaleiro das Trevas pela Disney se baseia principalmente no fato de que o Batman raramente apareceu na TV desde a série estrelada por Adam West e Burt Ward nos anos 1960.

Apesar de ter durado apenas três temporadas, a série teve um impacto desproporcional na cultura pop e, para muitos, ainda é uma das representações definitivas do personagem.

Fatos que alimentam o rumor

Batman-e-Robin É verdade que a Disney tem os direitos do Batman para séries?

Dois fatos reforçam a ideia de que a Disney possui os direitos de TV do Batman por causa da série de Adam West: originalmente foi transmitido pela ABC, uma rede pertencente à Disney, e foi produzido pela 20 Century Fox, estúdio adquirido pela Disney em 2019.

A crença geral parece ser que, porque o primeiro programa de Batman na rede foi ao ar em um canal da Disney e foi produzido por uma empresa agora de propriedade do Mickey, alguns direitos devem ter revertido para ela.

Além disso, o fato de Batman: A Série Animada, criada por Bruce Timm e Eric Radomski e estrelada pelo falecido Kevin Conroy, ter sido inicialmente transmitida na Fox Kids, adiciona alguma credibilidade à ideia de que a aquisição da Disney-Fox teve um impacto sobre o personagem.

Gotham, uma série que apresenta Bruce Wayne ainda criança, também foi transmitida pela Fox.

James Gunn esclareceu

James-Gunn-1024x576 É verdade que a Disney tem os direitos do Batman para séries?

No entanto, James Gunn, CEO da DC Studios, recentemente interveio para pôr um fim definitivo ao rumor. Em uma postagem no Threads, Gunn respondeu à seguinte pergunta:

“É verdade que a Disney possui os direitos do Batman na TV, e que é por isso que ele nunca realmente apareceu em um programa de TV desde a série de Adam West? É por isso que tudo o que já tivemos é Bruce Wayne na TV ou menções do Batman? Obrigado”

De maneira tipicamente sucinta, James Gunn respondeu: “Não. Rumor muito estranho.”

image-25 É verdade que a Disney tem os direitos do Batman para séries?

Os direitos de licenciamento de qualquer personagem com décadas de história como o Batman sempre são complicados, especialmente à medida que megacorporações como Disney e Warner Bros. Discovery compram outros estúdios e adquirem o máximo possível de propriedades intelectuais.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário