Divertida Mente é um dos filmes mais aclamados da Pixar, mas com uma sequência a caminho, o estúdio terá que revisitar seu universo. A trama conta a história dos obstáculos que as emoções personificadas de uma menininha precisam enfrentar para ajudá-la a se manter emocionalmente estável em uma fase difícil de sua vida. Agora, com outros desafios, novos sentimentos apareceram e precisam funcionar dentro das regras já estabelecidas anteriormente.
Quando foi lançado, Divertida Mente representou um dos auges da Pixar e se tornou um símbolo da capacidade do estúdio de contar uma história ao mesmo tempo emocionante e inteligente. O público pôde conhecer Alegria, Medo, Tristeza, Nojinho e Raiva, mas o primeiro filme certamente teve um final que previa que a vida de Riley, a humana com essas emoções, estava prestes a enfrentar ainda mais mudanças, o que poderia levar a mais turbulência emocional.
Enquanto o trailer lançado recentemente, que quebrou o recorde de visualizações de Frozen 2, demonstrou que o grupo original vai retornar, ele também confirmou que novos sentimentos serão introduzidos nessa nova fase, começando pela Ansiedade de Maya Hawke.
Como o universo de Divertida Mente funciona
Uma das coisas que o primeiro filme estabeleceu é que não é apenas Riley que tem a mente governada pelas personificações de emoções. A trama faz questão de demonstrar as semelhanças e diferenças entre todas pessoas na vida da protagonista, entrando na mente de cada um deles, mesmo que brevemente. Além de seus pais, a história ainda chega a uma escala maior, passando por várias figuras, e todas elas apresentam as mesmas configurações em seus cérebros.
Agora, com as novas emoções, a sequência precisa manter a continuidade. Por exemplo, Ansiedade, Inveja, Constrangimento e Tédio não apareciam nos consoles dos pais de Riley quando mostrados na história original. Isso terá que ser explicado na continuação, e o novo enredo deve demonstrar de onde vêm essas sensações inéditas e o que elas significam para a garotinha, que agora é uma adolescente.
Independente de como esse esclarecimento seja feito, é essencial que a Pixar não ignore essa lacuna que se formou na narrativa e continue dando a importância necessária à forma como conta a suas histórias para que a preocupação com a perfeição pela qual o estúdio é conhecido seja mantida.
Divertida Mente 2 chega aos cinemas em junho de 2024.