Disney tem 20 clássicos da Fox em 4K, mas não vai liberar, diz site

Disney-e-Fox Disney tem 20 clássicos da Fox em 4K, mas não vai liberar, diz site

A Disney, conhecida por seu império no mundo do entretenimento, desde animações a parques temáticos espalhados pelo mundo, está supostamente em posse de remasterizações em 4K de mais de 20 clássicos filmes da Fox, sem planos de lançá-los. A aquisição da 21st Century Fox em 2019, juntamente com a Pixar em 2006, a Marvel em 2009 e a Lucasfilm em 2012, colocou a Disney no controle de um vasto catálogo de títulos.

Um tesouro em 4K guardado a sete chaves

Segundo apuração do site The Digital Bits, 20 títulos clássicos do catálogo da Fox foram remasterizados em 4K, mas, atualmente, a Disney não tem planos de disponibilizá-los. Isso significa que não haverá lançamento para vídeo sob demanda (VOD), Disney+ ou mídia física.

Uma possível luz no fim do túnel é que a Sony Pictures Home Entertainment fechou um acordo para cuidar de todos os lançamentos de mídia física da Disney daqui para frente, o que poderia indicar uma otimização no processo de produção de mídia física da empresa e, quem sabe, um futuro lançamento desses títulos.

A mídia física – DVD, Blu-rays e 4K UHDs – representa atualmente uma parcela muito pequena do panorama de entretenimento doméstico. As últimas décadas viram um declínio constante na popularidade dessas opções de mídia física à medida que aumenta a dependência de serviços de streaming e plataformas VOD. Para a maioria das pessoas, na maioria dos casos, é mais fácil e acessível transmitir um filme ou comprá-lo em VOD do que adquirir um disco.

Apesar da Disney promover o Disney+ como o destino único para vivenciar os filmes em seu extenso catálogo, ainda há quem se comprometa com a mídia física. O argumento para a mídia física é que, livre da compressão severa que acompanha o streaming, um disco 4K UHD oferece a melhor qualidade de áudio e visual possível de se experimentar em casa.

Além disso, comprar uma cópia física de um filme significa que ele é verdadeiramente seu para sempre, enquanto que comprar algo em Vídeo Sob Demanda não é necessariamente uma garantia de que sempre estará em sua biblioteca digital.

Esperança para a Mídia Física

Ainda há esperança para a mídia física, como prova o recente lançamento em 4K de Oppenheimer, que esgotou nas lojas de todo o país. Não está claro quais títulos remasterizados em 4K da Fox estão sendo retidos, mas evidentemente a Disney não vê uma forma de tornar esses lançamentos lucrativos, caso contrário, eles já teriam sido disponibilizados.

Espera-se que, com a Sony agora cuidando da divisão de mídia física da Disney, esses títulos eventualmente se tornem disponíveis para os consumidores.

A Disney historicamente tem sido lenta em lançar determinados títulos devido à natureza de como as decisões sobre lançamentos de mídia física são tomadas na empresa. A Sony poderia acabar otimizando todo o processo de mídia física da Disney, garantindo uma produção e distribuição mais eficientes que poderiam significar mais títulos vendo a luz do dia.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário