Disney revela documentário sobre piloto que tentou derrubar avião nos EUA

Lie-to-Fly-FX Disney revela documentário sobre piloto que tentou derrubar avião nos EUA

A Disney anunciou um novo documentário produzido pelo FX, intitulado Lie to Fly, que promete lançar luz sobre um evento aterrorizante ocorrido em um voo da Alaska Airlines no ano passado. Este caso chocou o público ao revelar que Joseph David Emerson, um piloto profissional que estava fora de serviço, tentou desligar os motores da aeronave em pleno voo, colocando em risco a vida de 83 pessoas a bordo.

O documentário, que estreia nos Estados Unidos no canal FX em 23 de agosto de 2024, e estará disponível no Hulu e no Hulu On Disney+ no dia seguinte, vai explorar as circunstâncias que levaram a esse ato drástico e o contexto mais amplo de saúde mental dentro da aviação.

Cogumelos psicodélicos

Joseph Emerson, que estava sentado no assento auxiliar da cabine de comando, agiu durante um voo de Everett, Washington, para São Francisco, Califórnia. O voo foi desviado emergencialmente para Portland, Oregon, onde Emerson foi detido sem que houvesse feridos.

Emerson alegou que estava tentando “acordar de uma alucinação” causada pelo consumo de cogumelos psicodélicos, que havia ingerido dois dias antes para lidar com o luto pela morte de um amigo.

Eu pensei que isso pararia os dois motores, o avião começaria a se encaminhar para um acidente, e eu acordaria“, disse Emerson na época ao The New York Times. Ele enfrentou 83 acusações de tentativa de homicídio, mas declarou-se inocente, argumentando que não tinha a intenção de ferir ninguém e que sua saúde mental estava comprometida naquele momento.

A questão da saúde mental na aviação

O documentário Lie to Fly não apenas relata o incidente, mas também mergulha na problemática das regulamentações da FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) sobre a saúde mental dos pilotos.

Segundo o The New York Times, há um movimento crescente que reivindica a reforma dessas regras, alegando que as restrições atuais podem deixar o público em risco ao desencorajar pilotos de buscar tratamento por medo de prejudicar suas carreiras.

A produção vai abordar a pressão enfrentada pelos pilotos e as possíveis consequências de um sistema que pode não oferecer o suporte necessário para aqueles que enfrentam desafios psicológicos.

Lie to Fly ainda não tem data para lançamento no Disney+ do Brasil.

Pôster oficial

Lie-to-Fly-FX-Poster Disney revela documentário sobre piloto que tentou derrubar avião nos EUA
Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário