Disney+ retira episódio de ‘Os Simpsons’ sobre trabalho forçado na China

Os-Simpsons-na-China Disney+ retira episódio de 'Os Simpsons' sobre trabalho forçado na China

O Disney+ de Hong Kong removeu um episódio de Os Simpsons por conta de uma referência às práticas de trabalho forçado da China. A série é conhecida por estar sempre a par dos acontecimentos globais e pelas piadas que faz a respeito. No entanto, nem todas as alusões despreocupadas são aprovadas livremente, com censuras acontecendo frequentemente na distribuição da animação.

Mais recentemente, uma dessas proibições aconteceu em Hong Kong, onde o streaming da Disney removeu de seu catálogo o episódio “One Angry Lisa” (“Lisa Com Raiva”, em uma tradução livre), da 34ª temporada, que ainda não chegou ao Brasil.

Isso ocorreu por causa da inclusão da frase: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones”. A fala se refere à aplicação de práticas de trabalho forçado no país, que têm recebido críticas da comunidade internacional há alguns anos por permitir essas condições.

A situação é precária para muitos trabalhadores do país, especialmente os que são submetidos a estágios em fábricas em Xinjiang e arredores. Nesses locais, os funcionários trabalham em situações análogas à escravidão, produzindo uma variedade de produtos exportados para todo o mundo, que estão ligados a grandes empresas conhecidas mundialmente.

Os Simpsons já foi censurado em Hong Kong antes

Essa não é a primeira vez que Os Simpsons é censurado na cidade chinesa. Em 2021, os fãs notaram que o Disney+ havia removido o episódio “Goo Goo Gai Pan”, da 16ª temporada, em Hong Kong, devido a uma referência ao Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989. 

image-3 Disney+ retira episódio de 'Os Simpsons' sobre trabalho forçado na China

Falando com a Financial Times, o professor associado Kenny Ng, da Academia de Cinema da Universidade Batista de Hong Kong, sugeriu que a Disney provavelmente removeu os episódios como uma medida preventiva e que tinha “mais a ver com os laços da empresa, atuais e futuros, no território da China”.

Isso se deve ao fato de que os maiores estúdios da empresa têm o país como um de seus maiores públicos e sua participação nas bilheterias de filmes da Marvel e Star Wars, por exemplo, é fundamental.

No Brasil, as 33 primeiras temporadas de Os Simpsons estão disponíveis no Star+, enquanto o 34º ano ainda não tem data para chegar na plataforma.  

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

2 comentários em “Disney+ retira episódio de ‘Os Simpsons’ sobre trabalho forçado na China”

Deixe um comentário