Neste primeiro dia de dezembro, o Disney+ readicionou Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) ao seu acervo, mas, em uma ação inesperada, também retirou de seu catálogo vários conteúdos da Marvel, incluindo filmes e séries animadas populares no serviço de streaming.
A remoção do filme Venom (2018) não chega a ser uma surpresa, uma vez que os direitos de distribuição são da Sony Pictures, que faz seus próprios acordos de distribuição e controla as produções do Universo do Homem-Aranha desde 1999. Isso inclui personagens como Morbius, Madame Teia e Kraven, o Caçador.
No entanto, duas séries animadas do Homem-Aranha também foram retiradas, apesar de, até onde se sabe, a exclusividade da Sony não cobrir produções animadas. A Marvel Studios está, inclusive, desenvolvendo duas séries animadas do Homem-Aranha para o Disney+: Spider-Man: Freshman Year e Spider-Man: Sophomore Year.
Um exemplo recente das complexidades do acordo entre Disney e Sony foi quando a criadora de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis não conseguiu permissão para inserir o Homem-Aranha na série. De acordo com ela: “Havia muitos personagens que eram dos quadrinhos que não podíamos usar por causa de uma questão de direitos. O personagem do MCU que realmente chateou muitos roteiristas em nossa sala e que não pudemos usar foi o Homem-Aranha e qualquer um envolvido ao seu redor.“
Conteúdos removidos do Disney+ em 01/12
Infelizmente, os assinantes do Disney+ não contam com um recurso que os alerta sobre a saída de títulos do catálogo, uma funcionalidade presente em outros serviços de streaming. Abaixo está a lista de filmes e séries que detectamos a saída na madrugada desta sexta-feira:
- O Espetacular Homem-Aranha (The Spectacular Spider-Man, 2008-2009) – Série animada.
- Homem-Aranha: A Nova Série Animada (Spider-Man, 2003) – Série animada.
- Stan Lee: Mutantes, Monstros e Quadrinhos (2002) – Documentário com a lenda dos quadrinhos e Kevin Smith.
- O Justiceiro: Em Zona de Guerra (2008) – Filme com Ray Stevenson como Frank Castle.
- O Justiceiro (2004) – Filme com Thomas Jane no papel principal e John Travolta como Howard Saint.
- Venom (2018) – Filme estrelado por Tom Hardy.
- Homem de Ferro: A Batalha Contra Ezekiel Stane (2013) – Filme animado produzido no Japão.
Estas remoções refletem a natureza dinâmica e por vezes complexa do licenciamento de conteúdo entre diferentes estúdios e serviços de streaming. Enquanto o Disney+ continua a expandir seu catálogo com novas adições, os fãs da Marvel precisarão buscar esses títulos em outras plataformas ou aguardar que retornem.
Aqui estão as imagens e sinopses que estavam cadastradas no Disney+:
O Espetacular Homem-Aranha / The Spectacular Spider-Man – Temporada 1
A décima série de TV sobre Homem-Aranha conta o início da jornada do herói lançador de teias como um adolescente nada típico de 16 anos que entra no ensino médio. Depois de passar as férias perseguindo criminosos com seus poderes recentemente descobertos, Peter Parker precisa esconder sua identidade secreta e as batalhas com supervilões no mundo real.
Homem-Aranha: A Nova Série Animada – Temporada 1
Peter Parker é um estudante universitário que possui habilidades de um super-herói. Ele combate o crime na cidade de Nova York enquanto tenta ter uma vida de uma pessoa normal.
Stan Lee: Mutantes, Monstros e Quadrinhos (2002)
Em 1961, Stan Lee se juntou ao artista Jack Kirby para criar o grupo de super-heróis imperfeitos O Quarteto Fantástico, mudando a cara dos quadrinhos para sempre. Stan e Jack seguiram com uma avalanche criativa, apresentando personagens de megafranquias, como O Incrível Hulk, O Poderoso Thor e Os Fabulosos X-Men. Em 1964, Stan e o artista Steve Ditko criaram um super-herói adolescente, com problemas como qualquer adolescente comum, que viria a acumular tanto perdas quanto vitórias.
O Espetacular Homem-Aranha logo se tornou, e continua sendo, o personagem de quadrinhos mais famoso do mundo. Hollywood finalmente deu vida à imaginação de Stan Lee e sua super-equipe de artistas Marvel ao levar seus incríveis personagens às telonas em grandes sucessos de bilheteria. Neste filme em duas partes, repleto de fotos raramente vistas e centenas de imagens icônicas, Stan Lee conversa com o diretor Kevin Smith sobre seu papel na criação de nossa mitologia moderna.
O Justiceiro: Em Zona de Guerra (2008)
Frank Castle, ex-fuzileiro naval e agente do FBI agora transformado em vigilante dedicado, inicia um caminho de destruição por meio de criminosos violentos em todo o país. Depois que Castle mata um poderoso comandante da máfia, um subchefe anteriormente exilado chamado Billy Russo retorna à Nova York. Russo (ansioso para assumir o controle do submundo do crime) convence os líderes da máfia restantes que ele pode matar Castle, também conhecido como o Justiceiro. A luta se transforma em uma batalha a três quando a agente do FBI Stephanie West pretende tirar Castle e Russo das ruas.
O Justiceiro (2004)
O ex-agente especial da Delta Force Op e do FBI, Frank Castle, deve deixar sua vida violenta para trás quando uma operação dá errado e o filho do empresário poderoso Howard Saint (John Travolta) é morto. O vingativo Saint arquiteta o assassinato da família de Castle, o que o leva a uma feroz batalha contínua com os capangas contratados por Saint. Porém, a missão de sua vida acaba de começar: como o Justiceiro, ele fará justiça para as pessoas comuns e receberá a retribuição dos vilões da sociedade.
Venom (2018)
A história de origem do personagem mais enigmático, complexo e durão da Marvel: Venom! Eddie Brock (Tom Hardy) está arrasado após perder tudo, inclusive seu emprego e sua noiva. Quando ele achava que sua vida não podia piorar, ele se torna hospedeiro de um simbionte alienígena que lhe dá superpoderes e o transforma em Venom. Mas será que esses poderes são suficientes para esse novo defensor letal derrotar as grandes forças do mal? E quanto a um rival muito mais poderoso e armado como o Riot?
Homem de Ferro: A Batalha Contra Ezekiel Stane (2013)
O Homem de Ferro e seu melhor amigo, o tenente James Rhodes respondem a um ataque terrorista. O homem por trás do ataque, Ezekiel Stane, mata Rhodey e arma para Tony sair como culpado. Tendo desenvolvido um novo tipo de “biotecnologia” que aparentemente supera até mesmo a armadura do Homem de Ferro, Stane está atrás do sangue de Tony. O Homem de Ferro agora deve fugir da S.H.I.E.L.D. ao tentar limpar seu nome.
Uma pena mesmo e poxa, a Disney tinha que avisar antes, eu tava maratonando os desenhos do homem aranha, aí do nada some
Ainda bem que o homem-aranha não apareceu na mulher-hulk seria desconstruido como foi o demolidor
Disney é uma bosta👍
Já tiraram os DVDs do Brasil. Agora tiram conteúdo do nada e sem avisar. Nem assisti à porcaria do Spiderverse. Agora querem colocar o StarPlus junto, sendo que não quero ficar colocando controle parental no streaming. Estou ficando de saco cheio dessa plataforma.