Peter Docter, um dos chefes criativos da Pixar, culpou o Disney+ pela dificuldade que Elementos encontrou com a bilheteria no início de sua exibição. A animação chegou aos cinemas em junho deste ano e, embora tenha ganhado status de sucesso do estúdio, teve uma estreia fraca e que, por um momento, pareceu que seria mais um fracasso de público. No entanto, a produção surpreendeu a todos e quase chegou à marca de US$ 500 milhões, o que foi seguido de uma ótima recepção no streaming.
No entanto, o produtor, que também já dirigiu filmes icônicos da Pixar como Soul (2020) e Divertida Mente (2015), falou publicamente pela primeira vez sobre os tropeços desse lançamento. De acordo com ele, durante a pandemia, a Disney se precipitou em mandar todos os filmes do estúdio diretamente para o streaming, o que prejudicou os resultados quando os cinemas retornaram à normalidade.
“Houve uma mudança geral nos hábitos de se assistir filmes como resultado da pandemia, mas isso também é específico do Disney+”, disse Docter ao New York Times. “Dissemos às pessoas: ‘Ei, tudo isso vai estar disponível para você no Disney+!’”.
Como resultado, a Disney tem deixado seus filmes em cartaz por mais tempo antes de disponibilizá-los na plataforma com o intuito de treinar o público a voltar para as salas de cinema, onde os estúdios lucram muito mais.
A Pixar está reavaliando seus projetos
Com o público tendo perdido o interesse na Pixar em comparação com anos anteriores, a Disney está investindo em retornar às suas raízes e criar filmes que atraiam um público maior, em vez de histórias de nicho, como nos lançamentos recentes.
“Sempre achei que Elementos conversaria com muitas pessoas, e estou muito feliz que isso tenha acontecido”, explicou o produtor na entrevista. “Mas também demos uma nova olhada nos projetos em que estamos trabalhando agora. Quais são os tipos de filmes que queremos fazer? Eu realmente acho que quero reforçar a aposta no que nos permitiu falar com o público no início”.
Elementos está disponível no Disney+.