Uma nova informação do mundo dos negócios afirma que a Disney está considerando vender sua participação majoritária do Hulu para a Comcast e usar parte da receita em favor da Marvel Studios. O assunto tem sido um tópico relevante desde que Bob Iger voltou à presidência da empresa após um ano em que seus estúdios enfrentaram alguns problemas. Agora, com a intenção de recuperar os investimentos que ainda não tiveram retorno, a venda de um dos principais streamings norte-americanos está em questão, de acordo com um analista do Citi Bank em Wall Street.
Embora a Disney possua toda a propriedade intelectual da Marvel, a Universal, da Comcast, mantém os direitos de distribuição de dois personagens da marca: Hulk e Namor, como já explicamos por aqui. Por isso, a Disney não pode lançar um filme sobre eles, mas pode inseri-los como coadjuvantes em projetos como Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Mulher-Hulk: Defensora de Heróis e a franquia Vingadores. Já a Comcast poderia distribuir qualquer filme centrado neles nas plataformas de mídia da NBCU, como Peacock.
“Acreditamos que a Disney pode vender sua participação de 67% do Hulu”, escreveu Jason Bazinet, analista do Citi Bank, em uma nova nota aos clientes na quinta-feira (via The Wrap). “Paralelamente, suspeitamos que a Disney possa garantir os direitos de distribuição de dois personagens da Marvel detidos pela Comcast (Hulk e Namor)“.
“Embora o custo de garantir esses direitos seja provavelmente pequeno em relação ao valor do Hulu (estimamos o valor em apenas US$ 0,3 bilhão), isso se encaixaria no desejo do Sr. Iger de se concentrar nas suas principais marcas e franquias“, completou o analista.
A Disney possui a maior parte do Hulu, o streaming híbrido de assinatura/suportado por anúncios, desde que concluiu a aquisição da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões em 2019. Sob um acordo do mesmo ano, a Disney pode adquirir a participação restante de 33% da Comcast no Hulu já em janeiro de 2024 – e a Comcast pode exigir que a Disney a compre.
Restrições se estendem aos parques
Além dos direitos de exibição, a Universal também pode usar muitos dos personagens da Marvel em seu parque temático na costa leste dos Estados Unidos.
É por esse motivo que o parque Islands of Adventure da Universal em Orlando, Flórida, tem uma área temática com heróis populares da Marvel, mas a Disney não tem o direito de usar o nome e os personagens no Walt Disney World, ao contrário dos outros parques na Califórnia, Hong Kong e Paris. Quando a Disney comprou a Marvel Entertainment, não obteve todos os direitos de licenciamento que haviam sido assinado antes do negócio.
Bob Iger não descarta vender o Hulu
Anteriormente, Iger deu uma entrevista ao CNBC falando de seus planos para o futuro da Disney após um ano difícil para a empresa. Ao ser questionado sobre o que pretende fazer com o Hulu até 2024, prazo que ele tem para decidir se quer comprar o resto das ações ou vender as que têm para a Comcast, ele disse:
“Tudo é possível no momento, então não vou especular se somos compradores ou vendedores. Mas, obviamente, eu sugeri que estou preocupado com o entretenimento geral indiferenciado, particularmente no cenário competitivo em que estamos operando, e vamos olhar para isso de forma muito objetiva e expansiva. Estaremos de mente aberta”.
Ainda não se sabe o que isso pode significar para o conteúdo da 20th Century Studios e Searchlight Pictures que são disponibilizados na plataforma nos Estados Unidos.