Em fevereiro deste ano, Bob Iger, CEO da Disney, comunicou que precisaria implementar mudanças significativas nas operações da empresa para restaurar a estabilidade financeira e priorizar a lucratividade. Para economizar mais de US$ 5 bilhões em toda a organização, ele planejou 7.000 demissões em três fases.
A primeira fase ocorreu no mês passado, e a empresa já avançou para a próxima. A Disney Entertainment divulgou sua proposta de cortes substanciais esta semana, que deve resultar em um total de aproximadamente 4.000 empregos a menos, com uma onda final de reduções programada para o meio do ano.
De acordo com o Deadline, até 15% da divisão de entretenimento pode enfrentar demissões, já que Bob Iger se esforça para reduzir despesas e gerar menos conteúdo de “entretenimento geral não diferenciado”.
A Disney não é a única a cortar despesas, já que vários outros estúdios e empresas de tecnologia tomaram medidas semelhantes. Devido aos esforços concentrados da Disney para adquirir assinantes para seus serviços de streaming, a empresa gastou muito e agora pretende modificar sua abordagem para aumentar a lucratividade.
Hoje, os chefes da Disney Entertainment, Alan Bergman e Dana Walden, emitiram um memorando para seus funcionários notificando-os sobre reduções iminentes que serão realizadas ao longo da semana. Confira a seguir o documento na íntegra:
Equipe,
Como todos sabem, há algumas semanas a empresa começou a notificar os funcionários cujas funções são afetadas como parte de nossos esforços gerais de realinhamento de negócios e redução de custos. Queríamos compartilhar que as notificações continuarão em muitas áreas da empresa nos próximos dias. Além disso, a reestruturação em vários negócios continuará nos próximos meses, e prevemos que haverá mais impactos antes do verão, conforme compartilhado anteriormente. Cada equipe está em um lugar diferente neste processo, e seus líderes compartilharão mais contexto para seu grupo em breve.
Essas são decisões difíceis e não as tomamos levianamente – mas todas as decisões foram tomadas com muita consideração e estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que esse processo seja conduzido com respeito e compaixão. As equipes de liderança sênior têm trabalhado diligentemente para definir nossa futura organização, e nossa maior prioridade é fazer isso direito, em vez de fazê-lo rapidamente. Reconhecemos que tem sido um período de incerteza e agradecemos a todos pela compreensão e paciência.
Este é um momento de transição para a Disney, e essas mudanças afetam a todos, independentemente de sua função ser ou não afetada. Estamos empenhados em apoiá-lo durante este período e incentivá-lo a entrar em contato com seu líder ou parceiro de RH com qualquer dúvida ou orientação, conforme necessário.
Embora estejamos confiantes de que esses esforços nos posicionarão melhor para o futuro, percebemos que tudo isso tem um preço. Queremos reconhecer o impacto deste momento e simplesmente reiterar nosso apreço por todos vocês e pela paixão e dedicação que trazem ao trabalho que fazemos todos os dias. E para aqueles que deixarão a empresa, saibam que suas contribuições são valorizadas e apreciadas – todos vocês desempenharam um papel significativo em tornar a Disney o que ela é hoje.
Com gratidão,
Alan & Dana