Disney é acusada de roubar arte de Zootopia criada por fã

Zootopia Disney é acusada de roubar arte de Zootopia criada por fã

A recente inauguração das novas atrações de Zootopia no parque temático da Disney em Xangai trouxe uma controvérsia inesperada. Um usuário do Reddit compartilhou uma foto do espaço de trabalho de Nick Wilde na atração, elogiando e destacando detalhes como as fotos de Nick e Judy, sua bandana, e, curiosamente, uma imagem da Sra. Marian Wilde, mãe de Nick, em sua mesa.

A admiração pela atenção aos detalhes rapidamente se transformou em surpresa quando um usuário do Reddit reconheceu a imagem da Sra. Wilde. A arte, originalmente compartilhada no fórum FurAffinity há cinco anos pelo usuário “einshelm”, retrata a mãe de Nick com orgulho pelo filho.

Marian-Wilde-Zootopia Disney é acusada de roubar arte de Zootopia criada por fã
Arte original da mãe de Nick criada por fã

O post no Reddit levantou a questão sobre a permissão do artista para o uso de sua obra na atração da Disney. Um usuário escreveu: “Demorei um pouco, mas sabia que tinha visto essa imagem em algum lugar. Foi postado no FurAffinity pelo usuário einshelm. Estou curioso para saber se eles conseguiram permissão do artista para usar sua peça na atração.

O tópico criado há 5 no FurAffinity começou a receber várias respostas dos usuários denunciando o uso da arte, mas até o momento da publicação deste artigo o autor não se pronunciou.

Zootopia-Shanghai Disney é acusada de roubar arte de Zootopia criada por fã
Foto tirada recentemente na Shanghai Disneyland

Quem é Sra. Marian Wilde?

Sra. Marian Wilde é uma raposa com pelo vermelho e um rosto nunca revelado no filme, mas ela é retratada do pescoço para baixo, atrás de Nick, em um espelho. Sua roupa visível consiste em um suéter roxo e uma saia vermelha.

image-2 Disney é acusada de roubar arte de Zootopia criada por fã

Descrita como uma mãe carinhosa e esforçada, ela juntou dinheiro para comprar um uniforme de escoteiro para Nick, um ato que revela seu amor e dedicação ao filho. A Sra. Marian Wilde aparece apenas em um flashback, e desempenha um papel mais histórico. O diretor Rich Moore confirmou que ela ainda está viva e morando no mesmo apartamento em que ela e Nick estavam quando Nick quis se juntar aos escoteiros.

No filme, Jason Bateman dá voz a Nick Wilde na versão em inglês, enquanto no Brasil, Rodrigo Lombardi é responsável pela dublagem do personagem.

Zootopia, uma das animações de maior sucesso da Disney, está disponível no Disney+.

Atualizado em 03/12/2023

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e especialista em entretenimento, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário