Disney é acusada de comprar minério de garimpo ilegal no Brasil

Walt-Disney-logo Disney é acusada de comprar minério de garimpo ilegal no Brasil

Grandes corporações globais, incluindo a The Walt Disney Company, Amazon e Starbucks, estão sendo acusadas de adquirir minério proveniente de garimpos ilegais em terras indígenas Yanomami, situadas entre os estados de Roraima e Amazonas, Brasil.

A denúncia, divulgada pela Folha de S. Paulo, baseia-se em investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) brasileira e pela Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos.

No centro do escândalo está a mineradora White Solder Metalurgia e Mineração, conhecida produtora de estanho em escala global. A empresa foi investigada pela PF em 2023 após ser identificada como receptora de R$ 166 milhões em cassiterita, fornecida pela Cooperativa de Produtores de Estanho do Brasil, Coopertin. Esta última é acusada de atuar como intermediária entre a mineradora e organizações criminosas envolvidas em garimpos ilegais.

Documentos da Comissão de Valores Imobiliários dos EUA revelam que a White Solder fornece material para várias empresas multinacionais, incluindo Disney, Amazon e Starbucks. Embora a Starbucks tenha negado à Folha ter contratos ativos com a White Solder, Amazon e Disney optaram por não comentar as acusações.

A investigação da PF aponta para uma complexa rede criminosa responsável pela extração e comercialização ilícita de minérios, evidenciando um esquema de “cegueira deliberada” por parte dos envolvidos na cadeia de fornecimento.

As autoridades brasileiras, incluindo o Ministério Público Federal, têm apresentado evidências de atividades ilegais relacionadas à extração e comercialização de minério, levando a Justiça Federal a reconhecer indícios de crimes ambientais, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário