Disney+ desiste de remover filme após protestos dos fãs

Howard-Sons-de-Um-Genio-Disney-Plus Disney+ desiste de remover filme após protestos dos fãs

Depois de enfrentar muitas críticas, a Disney decidiu voltar atrás em pelo menos um título em seu plano de remover diversos conteúdos de suas plataformas de streaming, programado para começar em 26 de maio de 2023. Como resultado, Howard – Sons De Um Gênio, sobre uma das lendas da Disney, continuará disponível.

A decisão de remover o documentário biográfico gerou forte reação negativa, especialmente considerando o lançamento da adaptação em live-action de A Pequena Sereia (2023) nos cinemas, que conta com músicas criadas por Howard Ashman, cuja história é contada no filme.

Além disso, com a chegada do Mês do Orgulho LGBTQIA+, os fãs expressaram seu descontentamento nas redes sociais em relação à remoção deste conteúdo em particular do Disney+. De acordo com o Deadline, um representante da Disney disse que “A lista de títulos que sairão do Hulu e Disney+ na próxima semana ainda está sendo finalizada“. No caso do Brasil, a inciativa vai afetar também o Star+, que exibe os conteúdos do Hulu na América Latina.

Do que se trata Howard – Sons De Um Gênio?

Howard-Sons-de-Um-Genio-DisneyPlus Disney+ desiste de remover filme após protestos dos fãs

Dirigido por Don Hahn (A Bela e a Fera), o documentário de 1 hora e 25 minutos é a história não contada de Howard Ashman, o brilhante compositor por trás dos clássicos da Disney Aladdin, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia e o criador de musicais incluindo A Pequena Loja dos Horrores.

Com filmagens nunca antes vistas, o filme retrata a vida dessa lenda da Disney, sua influência criativa e o processo de criação musical. Desde a sua infância em Baltimore, até sua formação em Nova York, Howard explora profundamente sua jornada em se tornar o compositor por trás dos filmes familiares clássicos mais conhecidos do mundo.

Infelizmente, devido a complicações relacionadas à AIDS, ele acabou morrendo muito jovem, aos 40 anos de idade em 1991, antes mesmo de um de seus maiores sucessos, A Bela e a Fera, ser lançado. Junto a raras imagens de arquivo, amigos, colegas de trabalho e familiares relembram Ashman e homenageiam seu legado.

Remoções no Disney+ e no Star+

Apesar de toda a repercussão do plano da Disney de remover conteúdos, a retirada de filmes e séries é relativamente comum em suas plataformas, como os leitores do Guia Disney+ Brasil podem acompanhar em nossa seção “REMOVIDOS“.

A grande questão é que agora estão sendo retirados títulos originais e recentes, como a série Willow, além do fato de que a informação chegou com antecedência, coisa que não acontecia antes, já que Disney+ e Star+ não exibem mensagens alertando seus assinantes sobre o que vai sair e quando.

No início de maio, o Star+ removeu 30 filmes, incluindo produções aclamadas e vencedoras de Oscar, como o musical Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987), o thriller Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000) e o drama Spotlight: Segredos Revelados (2015).

Antes disso, o dia em que o Star+ removeu mais conteúdos foi em 1º de setembro de 2022, quando foram mais de 100 filmes de uma só vez, sem aviso prévio.

Howard – Sons De Um Gênio está disponível exclusivamente no Disney+.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário