A The Walt Disney Company embarcou na missão de explorar e desenvolver soluções de Inteligência Artificial em seus vários segmentos. A indústria está no meio de uma greve dos roteiristas e dos atores atualmente em vigor em Hollywood, em que um dos principais assuntos em pauta é o uso da IA para substituir o trabalho dos profissionais da área. No entanto, ainda sem uma conversa definitiva entre executivos e artistas, parece que Bob Iger não pensa em abandonar as estratégias de cortes de custos.
De acordo com um novo relatório da Reuters, a Disney criou uma força-tarefa para estudar a Inteligência Artificial e como ela pode ser aplicada em todo o conglomerado de entretenimento para cortar custos.
Antes das greves nos Estados Unidos, a empresa já procurava desenvolver aplicativos de IA internamente, bem como formar parcerias com startups, e ela parece estar continuando com esses planos mesmo com os atores e roteiristas de Hollywood lutando para limitar a exploração da tecnologia pelo setor.
O que isso significa?
A Disney tem sido prejudicada por uma série de fracassos de bilheteria, incluindo o recente Mansão Mal-Assombrada, bem como pela baixa frequência em seus parques temáticos Disney World e Disneyland. De acordo com a análise da Reuters, a adoção da IA pode ser uma maneira de inovar e, ao mesmo tempo, economizar.
No entanto, dado o momento conturbado, a ação pode dar a entender que a empresa não tem como prioridade uma conversa com os sindicatos dos atores e dos roteiristas, que paralisaram a indústria em buscas de melhores condições de trabalho.
Embora os estúdios estejam sendo cuidadosos ao falar sobre IA em público, vários artistas já deram seus relatos, o que deixa claro que a Disney tem muito interesse em expandir o uso dessas tecnologias.
Atualmente, a empresa tem 11 vagas de emprego abertas no Disney Careers em busca de candidatos com habilidades em Inteligência Artificial ou aprendizado de máquina (Machine Learning). Os cargos abrangem praticamente todas as áreas da companhia, incluindo a Walt Disney Studios, os parques temáticos, o Walt Disney Imagineering, a Disney Branded Television e a equipe de publicidade.
Disney já tem uma área específica para novas tecnologias
Vale lembrar que a empresa já possui a Disney Research Studios, cuja missão é “inventar novas tecnologias para contribuir com a magia das histórias que contamos e dos personagens que todos amamos”. O site oficial desta divisão da Disney traz a seguinte mensagem sobre o uso de tecnologias inovadoras:
“Estamos trabalhando para dotar computadores e robôs com muitas das qualidades há muito associadas a seres vivos e pensantes – desde percepção e ação até raciocínio, solução de problemas e até criatividade! Aqui estamos indo além de simplesmente construir a próxima geração de ferramentas inteligentes e, em vez disso, estamos encontrando novas maneiras de dar vida aos nossos queridos personagens.”