A Disney anunciou que está desenvolvendo uma minissérie britânica sobre o caso da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes no Reino Unido. A produção é criada por Jeff Pope, um roteirista indicado ao Oscar que está por trás de filmes de sucesso como Philomena e Stan & Ollie – O Gordo e o Magro, além das séries premiadas e aclamadas pela crítica Little Boy Blue e A Confissão. O novo projeto vai se chamar Suspect: The Shooting of Jean Charles (Suspeito: A Morte de Jean Charles de Menezes, em uma tradução livre).
De acordo com o Deadline, a minissérie original do Reino Unido será situada imediatamente após os atentados de Londres em 2005, e acompanha a caçada a um grupo de supostos terroristas e no trágico assassinato do inocente brasileiro Jean Charles de Menezes, depois que ele é confundido como suspeito. Produzida pela Etta Pictures, a produtora de Pope, o projeto conta com a consultoria dos pais e outros parentes da vítima.
A direção será do vencedor do BAFTA, Paul Andrew Williams, enquanto Kwadjo Dajan, que também é detentor do prêmio britânico, vai produzir. Ambos já trabalharam com Pope anteriormente. Os trabalhos vão começar ainda em 2023.
Entenda o caso Jean Charles de Menezes
Em 2005, ocorreu uma série de explosões que atingiram o sistema de transporte público da capital britânica, conhecido como os atentados ao metrô de Londres. Durante as investigações policiais, Hussain Osman, um dos terroristas envolvidos no ataque, foi identificado como residente em um conjunto de apartamentos em Tulse Hill.
No entanto, nesse mesmo prédio residia Jean Charles de Menezes, um eletricista mineiro que vivia na Inglaterra desde 2002. Duas semanas após os atentados, Menezes foi erroneamente confundido com o terrorista quando saía para o trabalho e foi seguido por agentes da Polícia Metropolitana de Londres. Na Estação Stockwell, os policiais dispararam onze tiros à queima-roupa contra Menezes, atingindo-o sete vezes na cabeça e uma vez no ombro, resultando em sua morte instantânea no local.
Liam Keelan, Vice-Presidente Sênior de Conteúdo Original da Disney Europa e África, comentou:
“Esta é uma série de drama crucial para nós, refletindo nossa ambição de contar histórias com autenticidade real e que realmente importam para nosso público. Esse é um assunto pelo qual Jeff Pope e Kwadjo Dajan são incrivelmente apaixonados e desejam explorar há algum tempo. É um privilégio colaborar com eles nessa importante história real.”
Jeff Pope acrescentou:
“Após os ataques de 7 de julho, a capital estava em estado de terror, e o medo de outra onda iminente de ataques mortais acabou levando à trágica morte de Jean Charles de Menezes. Esta série não se trata apenas de como e por que ele morreu, mas também do que se seguiu, à medida que ficou dolorosamente evidente que um homem inocente se tornou outra vítima desses eventos horríveis.”
O produtor executivo Kwadjo Dajan compartilhou:
“Quanto mais nos aprofundamos nessa história, mais nos sentimos compelidos a contá-la. Estamos cientes da enorme responsabilidade que vem ao abordar esse assunto em particular, e não é algo que levamos de forma leviana. Baseada em uma fundação de pesquisa meticulosa, integridade e respeito, a escrita magistral de Jeff e a abordagem visceral de Paul resultarão em uma série poderosa e, ao mesmo tempo, comovente, que deixará um impacto duradouro em nosso público.”
Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes ainda não tem previsão de estreia, mas deve chegar ao Brasil pelo Star+.
Fico curioso de ler tudo isso sendo que eu não assinei nenhum contrato, carreguei este caso nas costas.
Oi Alex, não ficou claro para nós seu envolvimento. Pelo seu endereço de e-mail, supomos que você seja o primo de Jean Charles de Menezes que morava com ele. Caso queira sua história publicada aqui, basta entrar em contato conosco, tudo bem?
http://disneyplusbrasil.com.br/contato/