Disney anuncia o fim da franquia Indiana Jones

Harrison-Ford-Indiana-Jones Disney anuncia o fim da franquia Indiana Jones

Indiana Jones e a Relíquia do Destino, filme que estreia em junho nos cinemas, vai marcar o fim da linha para o amado personagem de Harrison Ford, de acordo com um comunicado oficial da Disney. A notícia chega duas semanas após um relato de que a série ambientada no universo do aventureiro arqueólogo foi cancelada.

Após o lançamento de Os Caçadores da Arca Perdida há mais de 40 anos, Indiana Jones se tornou um clássico instantâneo. Nas décadas seguintes, mais três filmes foram lançados, mas o quarto, O Reino da Caveira de Cristal, não agradou ao público.

A Lucasfilm pretende reviver a franquia Indiana Jones com A Relíquia do Destino, que tem um orçamento de quase US$ 300 milhões, como resposta à má recepção do filme anterior.

O estúdio espera que esta nova sequência seja um sucesso e traga a marca de volta aos holofotes. Embora muitos fãs estejam ansiosos para ver Harrison Ford como Indiana Jones novamente, parece que esta realmente será a última vez que ele interpretará o personagem icônico.

Em um comunicado à imprensa (via The Direct), o estúdio confirmou que a quinta parte seria a última da série de filmes, descrevendo-a como a “parte final altamente esperada da amada franquia“. James Mangold, o diretor do filme, expressou seu entusiasmo em compartilhar esta “última aventura de Indiana Jones” com os fãs.

“Em 1995, tive a honra de vir a Cannes com meu primeiro filme como parte do Director’s Fortnite. Vinte e oito anos depois, tenho orgulho de retornar com um espetáculo um pouco maior. Meus lendários colaboradores e eu estamos muito animados para compartilhar uma nova e última aventura de Indiana Jones com vocês!”

Embora possa desapontar alguns espectadores saber que A Relíquia do Destino marcará o fim da representação de Indiana Jones por Harrison Ford, pelo menos deve ser uma despedida melhor do que o filme anterior, O Reino da Caveira de Cristal.

Phoebe Waller-Bridge não vai substituir Harrison Ford

Indiana-Jones-5-Phoebe-Waller-Bridge-1024x576 Disney anuncia o fim da franquia Indiana Jones

Alguns fãs estavam preocupados que a personagem de Phoebe Waller-Bridge substituísse o herói de Ford, mas o diretor James Mangold foi rápido em descartar esses rumores, afirmando categoricamente que “ninguém jamais substituirá Indiana Jones“.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino estreia nos cinemas do Brasil em 29 de junho de 2023.

18 comentários em “Disney anuncia o fim da franquia Indiana Jones”

  1. Poxa, é uma pena. Vários projetos bons sendo descartados. Não sei o que é mais crível: se a Disney não sabe o que tem nas mãos, ou se o público tem mau gosto para não gostar de alguns projetos. Infelizmente acho que é um pouco dos dois. Willow ficou bom, poderia ter um desenvolvimento maior, mas foi cancelada. Há uns 38 anos atrás, lançaram um fracasso de bilheteria, mas que tinha potencial, o Caldeirão mágico, baseado nas crônicas de Prydain. Achava interessante pegar a obra base e desenvolver um crossover com o universo de Willow, afinal, há semelhanças de perfil entre ambas. O Horned King não perde nada para a Queen Bavmorda ou vice versa. Spin offs também seriam bem vindos. Por falar em Spin Off, é uma pena que os filmes Spin off de Star Wars tenham fracassado. Rogue One e Solo são muito mais divertidos que alguns dos próprios filmes canônicos. Pelo menos, o ajuste de estratégia não foi tão ruim. No lugar entraram as séries do universo Star Wars. Com exceção de Obi Wan, que achei forçada e desnecessária, as outra se salvam, inclusive Andor, qie demora a engrenar, mas quando o faz, satisfaz minimamente a expectativa. Mesmo assim, a impressão foi por algo maior, ficaram temperando, temperando, aí o último episódio ficou parecendo subdimensionado para o tamanho da série. Mandalorian até a 2ª temporada se mostrou mais equilibrada nesse aspecto. Parece que está se perdendo na 3ª temporada. Vamos aguardar. Certamente Indiana Jones tem potencial comercial e peso. Mas parece que estão fazendo obrigados. Vão encerrar o universo porque a franquia virou um estorvo. É a impressão que parece. Entendam que não há problema em explorar os universos das franquias mais clássicas. O problema é exaurí-las e banalizá-las. Sinto que vai fazer isso com Toy Story 5.

    Responder
    • Isso aí q vc escreveu n tem nada a ver pelos fracassos da Disney…Sem dúvidas foi por causa da lacração desse povo sem noção do tal do TODS está não só acabando com a DISNEY(e TB com a MARVEL, já q a DISNEY comprou e q depois do filme ultimato, tirando o homem aranha 3,foi só filme e séries MEDÍOCRES,e lacradores,a Mulher Hulk por exemplo foi a coisa mais bizarro criado já na Marvel até hjl e estratégico financeiramente,como o ) insistir nisso vai entrar em decadência no mundo todo… A DISNEY está com uma pressa para querer falir…e digoais,isso está indo além,n só ela como a Netflix,a Amazon entre outros streamings da vida,a mistura da políticagem panfletoria e o entretenimento não dão certo ! As pessoas já chegam cansada do trabalho para verem uma boa série ou filme,por causa do stress social e político,daí vc vai ligar a tv para ver em um desses meios de comunicações ,vc acaba vendo o q vc viu durante todo o seu dia!n dá cara!Vc n tá ali pra planfetagem política e sim um bom entretenimento q vá fazer vc viajar no tempo e esquecer os problemas pessoais e financeiro!entendeu ?

      Responder
    • Sem dúvidas,a lacração desse povo sem noção do tal do TODS está não só acabando com a DISNEY ,q se insistir nisso vai entrar em decadência moral e estratégico financeiramente,como o mundo todo… está indo além,n só ela como a Netflix,a Amazon entre outros streamings da vida,a mistura da políticagem panfletoria e o entretenimento não dão certo ! As pessoas já chegam cansada do trabalho para verem uma boa série ou filme,por causa do stress social e político,daí vc vai ligar a tv para ver em um desses meios de comunicações ,vc acaba vendo o q vc viu durante todo o seu dia!n dá cara!Vc n tá ali pra planfetagem política e sim um bom entretenimento q vá fazer vc viajar no tempo e esquecer os problemas pessoais e financeiro!entendeu ?

      Responder
  2. Não concordo que Indiana Jones no Reino da Caverna de Cristal não agradou ao público, sou apaixonada por todos os filmes da saga, maravilhosos, e concordo que Harrison Ford é insubstituível, jamais haverá outro Indiana Jones. Infelizmente os atores envelhecem. Mas os filmes são eternos, não canso de assistir.

    Responder
    • Tem razão.
      Eles colocam opinião da crítica duzendo que é dos fas.
      O Reino… foi um gilme excelente.

      Responder
  3. O problema da Disney é gastar tempo e dinheiro com projetos que certamente dariam errado (como Miss Marvel, Mulher Hulk entre outros) e deixar de focar em nomes que dariam mais retorno. Abandonar uma franquia pesada como Indiana Jones vai ser mais um tiro no pé.

    Responder
  4. Não sei.. levando em conta a forma como a Disney estragou Star Wars e o universo Marvel, talvez seja até melhor que Indiana Jones acabe antes que a empresa do rato destrua esse material fabuloso como fez com as outras franquias.

    Responder
  5. Tomara que encerrem pelo menos assim a Disney não vai continuar estragando mais 1 personagem que fez parte da infância de muita gente.

    Responder
  6. Afirmar que será o último com Harrison Ford é meio que óbvio, devido a sua idade, e também é um termo de mktg, pra todos pagarem pra ver o “bisavô dos arqueólogos”… Pra mim, isso cheira a naftalina! Já deu!! Seria melhor um reboot!

    Responder
    • Desculpa. Mas só fala em reboot quem não entende nada da franquia Indiana Jones. Não há Indiana Jones sem Harrison Ford. A única coisa aceitável é uma animação, com um traço inspirado nas feições de Ford.

      Responder
      • Exato. Impossível fazer reboot de Indiana Jones. Quem assistiu e viveu as emoções da época, sabe que não faz sentido. É único. É como querer fazer reboot, ou remake de Garotos Perdidos. A Graça está justamente em TUDO QUE DEU MUITO CERTO!

        Responder
  7. IJ4 não chega a ser um filme ruim, mas realmente é o mais fraco entre todos.
    Do jeito que as coisas vão, provavelmente essa é a melhor atitude a ser tomada, e só ver o que andam fazendo com outras franquias de sucesso.
    Que seja um final digno para o herói!

    Responder
  8. Vão finalizar a saga com Flop de ouro … Lembro que na produção fizeram a apresentação fechada com 3 finais e o que foi mais destratado, que toda plateia saiu reclamando é o que foi escolhido para a produção final.
    Hollywood tá virando uma piada de mal gosto

    Responder
  9. Os estudios visão lucros e o mundo mudou, mudou o jeito de ver filmes. Cinema hoje para entusiastas estão em segundo plano, preferem o corforto de suas casas para ver os filmes com a a família ou sem celular. Casa vez mais e mais eles tem menos lucros e cancelam os filmes, infelizmente a cabeça deles estão nos anos 80 90 2000 2010 … hoje com a internet é melhor “esperar”
    E fora os ingressos em partes mundo vide Brasil é muito caro ir ao cinema.

    Responder
  10. Gente. Pq não se produz uma animação que se passa durante a Segunda guerra mundial? Uma animação é o único jeito bacana de se contar mais aventuras legais de Indiana Jones nas telas. Indiana Jones não é como Star wars, onde é possível se criar novos personagens e contar histórias paralelas. O universo de Indiana Jones funciona apenas com Indiana Jones. E não é possível colocar outro ator interpretando Indiana Jones. Mas uma animação provavelmente funcionaria.

    Responder

Deixe um comentário