Disney adiciona aviso em filmes que retratam negativamente pessoas ou culturas


Aviso-Disney-Plus-2-1024x576 Disney adiciona aviso em filmes que retratam negativamente pessoas ou culturas
Créditos: Disney

A Disney passou a incluir um aviso antes de alguns títulos antigos disponíveis no Disney+, alertando sobre conteúdo com representação negativa e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas. O alerta já constava na descrição de alguns filmes, mas agora aparece como um aviso antes da exibição do programa escolhido e não é possível ignorá-lo.

A mensagem diz:

image-28 Disney adiciona aviso em filmes que retratam negativamente pessoas ou culturas
Essa mensagem é mostrada em um perfil configurado com o idioma Português de Portugal (PT-PT), visto que o Português do Brasil (PT-BR) ainda não está disponível na configuração de perfis do Disney+

No site indicado no aviso, a Disney publicou um vídeo sobre a mudança (em inglês) e explica com mais detalhes a mudança:

“As histórias moldam a forma como nos vemos e a todos ao nosso redor. Assim, como contadores de histórias, temos o poder e a responsabilidade de não apenas elevar e inspirar, mas também defender consciente, propositalmente e incansavelmente o espectro de vozes e perspectivas em nosso mundo.

Porque felizes para sempre não acontecem. É preciso esforço.
Esforço que estamos fazendo.

Como parte de nosso compromisso contínuo com a diversidade e inclusão, estamos no processo de rever nossa biblioteca e adicionar assessorias a conteúdos que incluem representações negativas ou maus tratos de pessoas ou culturas. Em vez de remover esse conteúdo, vemos uma oportunidade de estimular conversas e diálogos abertos sobre a história que afeta a todos nós. Também queremos reconhecer que algumas comunidades foram apagadas ou esquecidas completamente, e estamos comprometidos em dar voz às suas histórias também.

Não podemos mudar o passado, mas podemos reconhecer, aprender com ele e seguir em frente juntos para criar um amanhã que hoje só pode sonhar.

Para isso, reunimos um grupo de especialistas de fora da nossa empresa para nos aconselhar à medida que avaliamos nosso conteúdo e garantimos que ele represente com precisão nossos públicos globais.

Enquanto abraçamos as histórias um do outro, abraçamos a possibilidade. E é por isso que estamos comprometidos em fazer o melhor que podemos para representar comunidades autenticamente. Então as pessoas não só veem o melhor em si mesmas, mas o mundo também pode vê-lo.”

Além das mensagens acima, a Disney fornece como exemplo alguns títulos e a respectiva explicação de suas representações negativas:

Aristogatas

image-31 Disney adiciona aviso em filmes que retratam negativamente pessoas ou culturas
Créditos: Disney

O gato é retratado como uma caricatura racista dos povos da Ásia Oriental com traços estereotipados exagerados, como olhos inclinados e dentes salientes. Ele canta em inglês com sotaque ruim dublado por um ator branco e toca piano com pauzinhos. Este retrato reforça o estereótipo de “estrangeiro perpétuo”, enquanto o filme também apresenta letras de músicas que zombam da língua e cultura chinesas como “Xangai, Hong Kong, Egg Foo Young, Fortune cookie always wrong.”

Dumbo

image-33 Disney adiciona aviso em filmes que retratam negativamente pessoas ou culturas
Créditos: Disney

Os corvos e o número musical homenageiam shows racistas de menestréis, onde artistas brancos com rostos enegrecidos e roupas esfarrapadas imitavam e ridicularizava africanos escravizados nas plantações do sul. O líder do grupo em Dumbo é Jim Crow, que compartilha o nome das leis que impuseram a segregação racial no sul dos Estados Unidos. Em “The Song of the Roustabouts”, trabalhadores negros sem rosto labutam com letras ofensivas como “Quando recebemos nosso salário, jogamos todo nosso dinheiro fora”.

Peter Pan

image-34 Disney adiciona aviso em filmes que retratam negativamente pessoas ou culturas
Créditos: Disney

O filme retrata os povos nativos de uma maneira estereotipada que não reflete nem a diversidade dos povos nativos nem suas autênticas tradições culturais. Mostra-os falando em uma linguagem ininteligível e repetidamente se refere a eles como “peles-vermelhas”, um termo ofensivo. Peter e os Garotos Perdidos dançam usando cocares e outros tropos exagerados, uma forma de zombaria e apropriação da cultura e das imagens dos povos nativos.

A Família Robinson

image-35 Disney adiciona aviso em filmes que retratam negativamente pessoas ou culturas
Créditos: Disney

Os piratas que antagonizam a família Robinson são retratados como uma ameaça estrangeira estereotipada. Muitos aparecem em “rosto amarelo” ou “rosto castanho” e são fantasiados de forma exagerada e imprecisa com penteados de nó superior, filas, roupões e maquiagem facial exagerada e joias, reforçando sua barbárie e “distinção”. Eles falam em uma língua indecifrável, apresentando uma representação singular e racista dos povos asiáticos e do Oriente Médio.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Confira as novidades do nosso Radar de Promoções.

Atualizado em 24/10/2020


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.