Desenvolvedora do game Pantera Negra é criticada por não contratar brancos

Jogo-Pantera-Negra Desenvolvedora do game Pantera Negra é criticada por não contratar brancos

Uma designer da Cliffhanger Games, subsidiária da Electronic Arts e estúdio responsável pelo desenvolvimento do futuro jogo da Marvel, Pantera Negra, encontrou-se em uma situação delicada esta semana após seus comentários sobre práticas de contratação ressurgirem.

Dani Lalonders, líder do desenvolvimento e autodescrita como “mulher negra não binária”, admitiu anteriormente ter montado uma equipe sem “pessoas brancas” enquanto trabalhava em um jogo chamado ValiDate.

“Não temos pessoas brancas em nossa equipe,” Lalonders admitiu durante uma transmissão para a Game Devs of Color Expo em 2021. “Eu fiz isso porque queria criar um ambiente seguro, e sei que a melhor maneira de um ambiente ser seguro é estar ao redor de pessoas que são como eu.”

“Não estou dizendo que pessoas brancas criam ambientes inseguros, estou dizendo que às vezes é difícil trabalhar com pessoas brancas porque às vezes elas acham que algo está ok, mas na realidade é uma microagressão,” Lalonders continuou.

Embora Lalonders tenha feito os comentários em 2021, eles recentemente se tornaram virais quando a conta Libs of TikTok tuitou essa parte da apresentação.

Resposta da comunidade

Os comentários de Lalonder levaram a acusações de racismo e discriminação, parte dela direcionada à Electronic Arts. No entanto, é importante notar que esses comentários foram feitos quando Lalonder era desenvolvedora e produtora no jogo independente ValiDate.

ValiDate é uma novela visual romântica sobre 13 adultos em Jercy City navegando por novos relacionamentos e as duras realidades que os acompanham. O jogo foi lançado em 2022 com críticas majoritariamente positivas.

Adicionalmente, ela trabalhava na Veritable Joy Studios na época, um estúdio baseado em Chicago “trabalhando para trazer jogos autênticos e emocionantes sobre pessoas nã-brancas.” A visão da empresa é:

Aqui na Veritable Joy, nos orgulhamos de criar um ambiente de trabalho autêntico e de apoio onde pessoas não-brancas podem contar as histórias que queremos ouvir. Nosso estúdio é dedicado a elaborar jogos que colocam pessoas não-brancas e personagens LGBT+ no centro da narrativa, com a esperança de que possamos ser a mudança que as comunidades marginalizadas querem ver na indústria de jogos.”

Dado o enredo do jogo e a declaração de missão da empresa, pode-se entender por que Lalonder gostaria de enfatizar a contratação de pessoas não-brancas em detrimento de pessoas brancas, mas admitir abertamente que não contrataria desenvolvedores brancos poderia tornar o estúdio sujeito a um possível processo por práticas discriminatórias de contratação.

É importante notar que isso se refere apenas ao tempo de Lalonder na Veritable Joy Studios. Não há evidências de que a EA ou a Cliffhanger Games estejam adotando esse tipo de política de contratação. Lalonder é apenas uma designer associada no estúdio, o que é uma posição bastante inicial, portanto, é improvável que ela esteja determinando quem é contratado.

Mesmo assim, provavelmente não é um tópico de conversa que a EA ou a Cliffhanger Games gostariam de ser associadas. Nem a editora nem o desenvolvedor comentaram sobre as declarações anteriores de Lalonder.

A Cliffhanger Games foi apresentada em julho de 2023 como um novo estúdio de desenvolvimento triple-A com foco em Pantera Negra. Liderado por Kevin Stephens (Monolith Productions), o jogo é uma aventura original de terceira pessoa para single player.

O estúdio promete “construir um mundo expansivo e reativo que capacita os jogadores a experimentar o que é assumir o manto do protetor de Wakanda, o Pantera Negra.”

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Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

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