Demolidor resolve mistério do Tratado de Sokovia em ‘Mulher-Hulk’

Matt-Murdock-em-Mulher-Hulk Demolidor resolve mistério do Tratado de Sokovia em 'Mulher-Hulk'

Capitão América: Guerra Civil mudou tudo para os heróis do MCU. Após a desastrosa missão dos Vingadores em Lagos, as Nações Unidas instituíram o Tratado de Sokovia. Com um título referenciando os eventos de Vingadores: Era de Ultron, eles estabelecem uma estrutura jurídica para controlar e regular as atividades de pessoas com habilidades aprimoradas.

[AVISO] Este artigo apresenta spoilers do episódio nº 8 de Mulher-Hulk.

Como vimos, isso dividiu a comunidade de super-heróis. Tony Stark, ainda se sentindo culpado por seu papel na criação de Ultron, apoiou as novas regras. Steve Rogers foi contra o que ele via como autoritarismo, dizendo que concordar significaria que eles rendiam o direito de escolher.

Isso levou o Capitão América a se tornar um fora da lei, e, desde então, os Acordos de Sokovia têm sido um grande ponto de interrogação em Vingadores: Guerra Infinita, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Homem-Formiga e a Vespa, WandaVision, Ms. Marvel, Falcão e o Soldado Invernal, entre outros.

Acordos anulados

Mas agora, a partir do episódio 8 de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, ficamos sabendo que isso é oficialmente passado. Ao defender seu cliente de uma investigação que revelaria a identidade de vários super-heróis, Matt Murdock diz: “A natureza do trabalho do Sr. Jacobson, fazendo trajes exclusivamente para super-heróis, necessita de anonimato. Devo lembrá-lo que o Tratado de Sokovia foi revogado“.

O relaxamento das regras que regem a atividade de super-heróis pode ter conexão com o futuro filme Thunderbolts, pois, se o governo estiver montando uma equipe secreta de heróis, eles veriam os Acordos como um obstáculo.

Em um nível mais amplo, a remoção do Tratado de Sokovia permite que outros heróis operem mais livremente, o que imaginamos que seria muito relevante para as atividades noturnas de Matt Murdock, o Demolidor.

De qualquer forma, esse foi um ponto do enredo do MCU que ficou tempo demais sem uma definição, e agora finalmente foi resolvido pela Marvel Studios.

O último episódio de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis estreia no Disney+ em 13 de outubro.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário