Decisão polêmica de Spider em Avatar 2 é explicada fora do filme

Spider-Jake-e-Neytiti Decisão polêmica de Spider em Avatar 2 é explicada fora do filme

Em Avatar 2, Spider (Jack Champion) toma uma decisão bastante controversa no final do filme, momento que é explicado somente fora das telas. O Caminho da Água estreou nos cinemas em dezembro e trouxe muitos personagens novos, na sua maioria como filhos dos protagonistas do longa original de 2009. Um deles é o filho adotivo humano dos Sully que sofre um dilema de identidade enquanto se vê dividido entre o “Povo do Céu” e os Na’vi.

Durante Avatar 2, é revelado que Spider, que viveu sua vida inteira em Pandora com os Sully, é filho biológico de Quaritch. Mesmo após ter morrido no primeiro filme, o vilão retornou para a sequência com sua consciência implantada em um avatar recombinante e está em uma missão em busca de Jack e sua família para se vingar. No caminho, ele sequestra o próprio filho e os dois acabam formando uma espécie de conexão ao longo da jornada.

No final da trama, Jake quase mata o clone de Quaritch durante a batalha, mas Spider o resgata no fundo do oceano. O adolescente deixa seu pai na praia e, embora não se junte a ele e ao novo projeto militar da RDA para uma invasão hostil, fica claro que ele se preocupa com o antagonista.

Por que Spider tomou essa decisão?

Avatar-The-High-Ground Decisão polêmica de Spider em Avatar 2 é explicada fora do filme

Enquanto O Caminho da Água não entra em detalhes do por que Spider faz isso, o vol. 1 da história em quadrinhos, The High Ground, mostra os conflitos entre ele e Neytiri. Na prequela, é revelado o quanto ela despreza o garoto humano, se referindo a ele como um gato de rua e criticando ele diversas vezes por vários motivos, chegando a dizer: “Fique longe da minha filha! Você nunca mais vai vê-la novamente“.

Spider finalmente chama a sua atenção, deixando claro que ela o transformou em uma vítima das circunstâncias. Mesmo assim, ela continua vendo ele como o inimigo e, por isso, ele acaba resgatando Quaritch com a esperança de que o vilão se sinta grato e, eventualmente, se torne a figura paterna que ele sempre quis ter.

Roteiristas de Avatar 2 falam sobre a decisão de Spider

Anteriormente, Rick Jaffa e Amanda Silver também explicaram a decisão de Spider em salvar Quaritch.

O filme permite que Spider explore esses sentimentos ambivalentes que ele está tendo e, quero dizer, acho que é bom que o público diga ‘Não o salve!’”, disse Silver à Variety. “Mas a ideia de que Spider é compelido a resgatar Quaritch é interessante do ponto de vista do personagem”.

Jaffa acrescentou: “É nesse tema pai-filho que mergulhamos tão profundamente – sem trocadilhos”.

Avatar: O Caminho da Água está disponível nos cinemas de todo o Brasil e será lançado em breve no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

2 comentários em “Decisão polêmica de Spider em Avatar 2 é explicada fora do filme”

  1. O Spider não precisava ter resgatado o avatar do Quaritch. Ele pode ser copiado de novo a qualquer momento, é só usar os dados dele que estão guardados!

    Responder

Deixe um comentário