Leslye Headland, a criadora da série Star Wars: The Acolyte, compartilhou suas opiniões sobre a prática de “review bombing” e suas possíveis implicações. Em uma entrevista recente ao Collider, Headland discutiu a recepção da série e a resposta da audiência.
Nos últimos anos, a prática de “review bombing”, que nada mais é que uma campanha de críticas negativas, tem sido uma estratégia utilizada por alguns grupos de fãs para inundar sites de agregadores de resenhas, como Rotten Tomatoes e IMDb, com avaliações ruins. Esse comportamento visa reduzir a pontuação pública de filmes ou séries.
Leslye Headland, ciente dessa prática, comentou sobre a situação ao ser questionada sobre as avaliações de The Acolyte:
“Todo mundo sabe como é o ‘review bombing’. Quando a série foi lançada, meu publicitário disse: ‘OK, sobre as resenhas’… Eu perguntei: ‘Alguém leva isso a sério hoje em dia?’ Entendo que o objetivo é que o espectador médio veja o site e diga: ‘Oh, a avaliação dos usuários está muito baixa.’ Mas acho que, se você está no fandom de Star Wars, já sabe o que é o ‘review bombing’.”
No momento da publicação deste artigo, The Acolyte tem apenas 14% de avaliações positivas do público no Rotten Tomatoes e nota de 3,5 no IMDb (Internet Movie Database).
Sobre a série The Acolyte
The Acolyte segue a investigação de uma série de crimes chocantes, colocando um respeitado Mestre Jedi (Lee Jung-jae) contra um perigosa guerreira de seu passado (Amandla Stenberg). À medida que novas pistas surgem, eles percorrem um caminho sombrio onde forças sinistras revelam que nem tudo é o que parece.
O elenco da série inclui Amandla Stenberg, Lee Jung-jae, Manny Jacinto, Dafne Keen, Charlie Barnett, Jodie Turner-Smith, Rebecca Henderson, Dean-Charles Chapman, Joonas Suotamo e Carrie-Anne Moss.
A série foi criada por Leslye Headland e é baseada no universo de Star Wars de George Lucas. Headland também atua como produtora executiva ao lado de Kathleen Kennedy, Simon Emanuel, Jeff F. King e Jason Micallef.
Os primeiros episódios da série (1 e 2) foram dirigidos pela própria Leslye Headland. Outros diretores que contribuem para a série incluem Kogonada (Eps. 3 e 7), Alex Garcia Lopez (Eps. 4 e 5) e Hanelle Culpepper (6 e 8).
Foco em contar histórias dos Sith
Em entrevista à Entertainment Weekly, Headland destacou seu interesse em explorar a história dos Sith: “Eu realmente queria contar uma história sobre os Sith. Esse era o meu sonho dentro de Star Wars. Mas parecia que o período ideal para fazer isso seria algo antes de A Ameaça Fantasma. Isso parecia ser a trajetória mais interessante para os Sith: Como os Sith passaram da Regra de Dois e sendo supostamente ‘extintos’ para Palpatine chegando ao poder sem que os Jedi soubessem?”
A trilha sonora de The Acolyte foi composta por Michael Abels, conhecido por seu trabalho premiado em Corra! e Nós.
Star Wars: The Acolyte é uma série exclusiva do Disney+.