O criador de The Walking Dead, Robert Kirkman, deu uma resposta definitiva para explicar se Deus existe ou não no universo iniciado por ele. A série, que foi finalizada no último mês, é baseada na HQ publicada pela primeira vez em 2003 pela Image Comics. Embora as duas histórias não sejam exatamente iguais, muitos de seus fundamentos permanecem bastante similares.
Ainda que o enredo dos quadrinhos tenha sido finalizado em 2019, Kirkman ainda está muito presente no universo dos zumbis. Em sua série ilustrda, The Walking Dead Deluxe, ele continuou falando sobre a criação de sua mitologia e mundo apocalíptico. Nela, o autor também revelou a ligação religiosa que a trama tem, explicando se Deus existe ou não na história.
Na página de cartas da edição #32 da versão estendida do quadrinho, Kirkman foi perguntado sobre o que Deus pensa da tomada da Terra pelos zumbis em sua série. Ele respondeu sem rodeios: “Deus é um faz-de-conta no mundo de The Walking Dead”. O escritor também foi questionado por que os personagens não haviam rezado até aquele ponto da série, ao que ele explicou que certos personagens, como Hershel, rezam, mesmo com a ausência de Deus nesse universo.
O que isso significa para a franquia?
Como muitas obras do gênero do terror e do tema zumbis, o imaginário religioso se faz muito presente também em The Walking Dead. No entanto, com a confirmação de que as crenças cristãs não são reais no universo dos quadrinhos – e, consequentemente, da série e seus spin-offs -, fica claro que um poder superior não está em jogo no apocalipse zumbi.
Dessa forma, personagens como o Padre Gabriel Stokes e Earl Sutton, que acreditam em Deus, estariam errados em suas crenças na série.
No final das contas, de acordo com os comentários de Kirkman, os zumbis não são um castigo de Deus e nem uma metáfora baseada em algo da Bíblia, já que a explicação para a epidemia não tem conexão com religião ou qualquer escritura bíblica.
Todas as temporadas de The Walking Dead estão disponíveis no Star+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus