A terceira e última temporada de What If…?, série animada do MCU, estreou no Disney+ em 22 de dezembro, trazendo histórias como a parceria entre Guardião Vermelho e Soldado Invernal, além de um inusitado episódio com Howard, o Pato, e Darcy Lewis. Apesar das novidades, o criador e ex-showrunner de X-Men ’97, Beau DeMayo, não poupou críticas à produção.
Beau DeMayo, que anteriormente liderava o projeto X-Men ’97 antes de ser afastado pela Marvel Studios, usou as redes sociais para expressar sua desaprovação em relação à terceira temporada de What If…?. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele declarou:
“#whatif temporada 3… credo, apenas credo.”
DeMayo continuou com uma série de postagens críticas. Em uma delas, disse que não se dedicaria a dar sugestões de melhorias:
“Eu assistiria mais para dar notas de como isso poderia ter sido feito de forma melhor, mas tenho um pouco de água para ver ferver.”
Outra crítica feita por ele apontou que a série parece “fanfic” e que os enredos são confusos:
“Não tem substância, parece uma fanfic. Os diálogos são rasos e óbvios, e algumas premissas são simplesmente estranhas.”
Em um comentário adicional, ele destacou que a terceira temporada foi a primeira a ser conduzida por Matthew Chauncey, após AC Bradley se afastar:
“Essa é também a temporada em que AC Bradley se afastou completamente, deixando Chauncey assumir.”
Quando questionado por seguidores se a qualidade da terceira temporada era realmente tão ruim, DeMayo respondeu de forma categórica:
“Sim. Do pior tipo. Medíocre.”
Histórico de desentendimentos com a Marvel
Beau DeMayo não é estranho a polêmicas com a Marvel Studios. Após ser desligado de X-Men ’97 antes do lançamento da série em março de 2024, ele já havia compartilhado críticas e detalhes dos bastidores.
Em setembro, por exemplo, ele revelou que a Marvel cancelou seus planos para o vilão Massacre (Onslaught) na segunda temporada, afirmando:
“A Marvel adora atirar no próprio pé…”
O afastamento de DeMayo teria ocorrido devido a alegações de má conduta sexual, o que resultou na perda de seus créditos para a segunda temporada da animação. Apesar disso, sua série animada foi muito bem recebida pelo público e pela crítica.
A terceira temporada de What If…? está disponível no Disney+.