A conta oficial de Avatar no Twitter excluiu uma postagem que celebrava a língua Na’vi depois de uma enxurrada de piadas dos usuários devido à palavra usada no tweet. A franquia de James Cameron tem um universo tão grande que, para chegar ao nível de detalhes imaginado pelo diretor, o linguista Paul Frommer foi chamado para criar um idioma inteiramente novo. Contudo, uma de suas palavras foi motivo de zombaria pela similaridade com uma gíria em inglês.
Em um post homenageando a linguagem Na’vi, a conta do Twitter de Avatar destacou a palavra para coragem, “títstew“. No entanto, a postagem foi ridicularizada na internet devido à forma como ela soa no contexto do idioma inglês, dando a impressão que estava elogiando um ensopado com “as tetas” de Neytiri. Como observado por um usuário da rede social, a mensagem compartilhando a palavra do dia foi deletada depois de tanta gozação.
“A ‘títstew’ de Neytiri e Jake é inspiradora“, a legenda dizia, substituindo “coragem” pelo termo em Na’vi na frase em inglês, mistura que fez a frase soar ainda mais estranha.
Em que se baseia a língua Na’vi em Avatar?
A língua Na’vi surgiu na mente de Cameron no início do desenvolvimento de Avatar. Ele concebeu aproximadamente 30 palavras, incluindo o próprio nome, “Na’vi”, e, durante seu tempo na Nova Zelândia, se inspirou no som da língua maori e em algumas formas polinésias.
Quando ele chamou Frommer para desenvolver a linguagem, o professor de linguística da USC manteve as referências do diretor, embora ele não tenha baseado a versão ampliada em nenhum idioma humano específico.
De acordo com o estudioso, uma variedade de línguas influenciaram sua composição, incluindo o malaio, o persa e o hebraico. Além disso, o Na’vi tem um sistema gramatical extremamente exclusivo no qual o objeto de um verbo transitivo, o sujeito de um verbo transitivo e o sujeito de um verbo intransitivo são tratados de forma diferente. Isso é chamado de alinhamento tripartido e existe em apenas alguns idiomas terrestres. Frommer citou o Wangkumara, um idioma aborígine australiano possivelmente extinto, como um predecessor tripartido do Na’vi.
Avatar: O Caminho da Água está disponível no Disney+.