Conheça os elementos históricos e mitológicos que incluenciaram Jungle Cruise


Jungle-Cruise-Historia-e-Mitologia-1024x576 Conheça os elementos históricos e mitológicos que incluenciaram Jungle Cruise

Jungle Cruise, o último grande lançamento da Disney, tem como personagens principais uma cientista, a Dra. Lily Houghton (Emily Blunt), seu irmão, McGregor  (Jack Whitehall), e o capitão de um barco, Frank Wolff (Dwayne Johnson), que se juntam e embarcam em uma aventura pela Amazônia em busca de uma árvore mística chamada Lágrimas da Lua, que, segundo a lenda, tem poderes de cura, podendo até salvar vidas.

Embora o filme tenha sido inspirado pela atração de mesmo nome dos parques da Disney, muitas outras foram as histórias e contextos que tiveram influência na trama de Jungle Cruise.

A Árvore da Vida

Arvore-da-Vida-Animal-Kingdom-1024x699 Conheça os elementos históricos e mitológicos que incluenciaram Jungle Cruise

A parte mitológica da série, por exemplo, que é explorada através da árvore mágica que os personagens procuram, pega inspiração de uma outra atração, localizada no Animal Kingdom, que se chama Árvore da Vida.

Esta, por sua vez, é baseada em uma crença religiosa e espiritual mais ampla do mundo real, um item que, em muitas filosofias, fornece imortalidade, fertilidade e cura, e pode estar associada ao elixir da longa vida que fornece juventude eterna ou a cura para todas as doenças.

O explorador e conquistador Lope de Aguirre

Lope-de-Aguirre-Jungle-Cruise Conheça os elementos históricos e mitológicos que incluenciaram Jungle Cruise

Além disso, lendas espanholas foram usadas como base para alguns núcleos dentro do enredo. A principal informação revelada no final do filme tem sua origem criada a partir de um conquistador espanhol da vida real, Lope de Aguirre, do século XVI, que era um famoso “aventureiro louco”.

Ele ficou conhecido por sua expedição final que se assemelha ao do filme, na qual desceu o rio Amazonas em busca do mítico reino de El Dorado.

Mulheres de fora

Sociedade-dos-Exploradores-e-Aventureiros-Jungle-Cruise-1024x464 Conheça os elementos históricos e mitológicos que incluenciaram Jungle Cruise

Em uma outra ótica, ainda que o enredo tenha muitos elementos místicos, ele também se passa em 1916, no começo da Primeira Guerra Mundial. Era uma época de alta tensão política e baixas expectativas de sucesso para uma mulher como Lily. 

No filme isso é abordado a partir do momento em que a personagem interpretada por Emily Blunt precisa que seu irmão mais novo, McGregor, seja seu porta-voz dentro da Sociedade dos Exploradores e Aventureiros, que não permite que uma mulher tome a palavra.

Essa organização foi baseada em uma associação que realmente existiu em Londres. A histórica instituição Royal Society, que promovia pesquisas científicas e educação ao redor do mundo, não aceitava que mulheres fizessem parte de sua comunidade até 1945.

Jungle Cruise está em cartaz nos cinemas e disponível no Disney+ com Premier Access.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Via ScreenRant

Atualizado em 06/08/2021


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.